Alunos da Unicamp e Mackenzie vencem Hackathon em Blockchain durante a SWXP

Por Thais Oliveira

Nos dias 24 e 25 de outubro, programadores e profissionais da área business participaram do Hackathon em Blockchain durante a SWXP: Software Experience. O evento foi organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e a Bluchain, empresa que fornece soluções em Blockchain, com patrocínio das empresas Matera, Kimberly-Clark e Embraer e as parceiras EOS Rio e Bespiral.

Blockchain é mais conhecida por ser a tecnologia usada para o desenvolvimento de criptomoedas, mas o que não é tão divulgado é que ela também pode ser utilizada para criar softwares e plataformas. Por exemplo, a Analista de Negócios na Bluchain, Catarina Gonçalves, relata que o Blockchain pode ser usado para tudo que necessita de auditoria: “É possível usar essa nova tecnologia em crowdfunding, gerenciamento de fundos e até financiamento de campanhas eleitorais. O diferencial dessa inovação é que impossibilita a mudança de dados, e promove sistemas transparentes”.

Os participantes tiveram um intenso período de programação, com palestras e workshops da Bluchain e da EOS Rio. Depois de revelado o desafio do Hackathon, eles partiram para ação e permaneceram 30 horas programando e desenvolvendo os projetos. No caso, o desafio imposto teve o objetivo de fazer com que fossem desenvolvidos sistemas que possibilitassem às comunidades uma maior governança.

Depois da maratona de programação, cada equipe fez seus pitches para os jurados e a vencedora da competição foi o time “Unida”, composta por:

  • Ana Sara Ribeiro, aluna de Recursos Humanos da Mackenzie
  • Gabriel Vasconcelos, aluno de Engenharia de Computação da Unicamp
  • Marcos Antônio, aluno de Sistemas de Informação da Unicamp
  • Tiago Dall’Oca, aluno de Engenharia de Computação da Unicamp

A equipe desenvolveu um projeto para que o estudante universitário pudesse ser o protagonista na governança. Ou seja, foi criado um sistema em Blockchain para que os alunos tivessem mais autonomia na escolha de temas que desejam aprender na faculdade, especialmente em atividades como palestras e grupos de estudo.

A SWXP compõe a trilha de Tecnologia da Inovação do InovaCampinas e, além do Hackathin, contou com uma Área Demo com expositores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de diversas áreas relacionadas à inovação e tecnologia como empresas da região. Na feira, estiveram presentes softwares relacionados à área médica, aplicativos de geolocalização e até um jogo virtual que ajuda a combater o bullying nas escolas.

Com tantos debates diferentes na área, o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, justifica que “A SWXP é muito importante para o InovaCampinas porque traz debates sobre o mundo da tecnologia de uma forma acessível para o público. Nesse sentido, a Unicamp traz uma boa contribuição porque muitos negócios das empresas-filhas são da área de Software.”

No dia 25, a SWXP também sediou palestras com a presença de Argemiro Lima, head da Plataforma de Tecnologia de Produtos do Facebook no Brasil, que apresentou ao público novas iniciativas da rede social no campo de AR (artificial reality).

Gabriel Pinto, diretor de tecnologia do IFood, também foi um dos palestrantes e exemplificou o case de sucesso da empresa e o quanto a tecnologia é essencial em seu crescimento.