Conselho de StartupsOs Conselheiros

CONHEÇA O PERFIL DOS CONSELHEIROS DO PROGRAMA

Clique sobre os nomes dos Conselheiros para ler o mini perfil de cada um

Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:
Alice, Andre, Fabio e Eduardo.

Empresa: Motorola

Cargo: QA & Tools Manager

Linkedin: linkedin.com/pub/alice-arashiro/0/42b/285/pt

Mini CurrículoPossui mais de 20 anos de experiência profissional em desenvolvimento de software e de hardware em empresas nacionais e multinacionais de telecomunicações.

Atuante no ecossistema de empreendedorismo de Campinas, faz parte da equipe da Aceleradora Municipal de Campinas e é sócia da Inova Venture Participações – IVP.

Foi gerente de projetos e gerente de desenvolvimento de produtos de hardware e software nas empresas em que atuou, liderando equipes para desenvolvimento de equipamentos de transmissão óptica, software para celulares, gerenciamento de redes e protocolos de comunicação de dados.

Alice formou-se em Ciências da Computação pela Unicamp, e possui MBA em Gestão de Empresas pela FGV.

Área de expertiseB2B, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Desenvolvimento de produtos (SW e HW), gerencia de projetos

Empresa: TÉTRADE Consultoria

Cargo: Diretor-Executivo

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/andrepedrobom

Mini CurrículoTÉTRADE Consultoria Ltda. Execução de diversas consultorias com atuação em Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Gestão de Operações, Gestão de Projetos e Novos Negócios.

PROPTER Desenvolvimento Gerencial Atuação em consultoria, na prospecção de negócios, elaboração de treinamento e participação em treinamentos nas áreas de Projetos, Novos Negócios, Planejamento Estratégico e Liderança.

2004 - 2007: Consultor autônomo. Gestão de Projetos em obras de engenharia e consultorias de Estratégia e Gestão de Operações.

2001 - 2004: LIG GLOBAL SERVICE Ltda. Gerente de Projetos / Coordenador de Instalação de Cabos,

2000 - 2006: TERRAMAQ (empresa própria) Gerente: gerenciamento e reestruturação de uma microempresa própria, trabalhando na fabricação de equipamentos mecânicos. Principais resultados alcançados nas areas de administração, projeto e comercial.

1996 - 2000: PIRELLI CABOS S/A Gerente de Engenharia de Instalação / Engenheiro de Instalação – OPGW.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: MBA: Conhecimento, Tecnologia e Inovação – FIA – USP - 2003. Engenharia Mecânica: FEM - UNICAMP - 1995.

Área de expertiseB2B, B2C, Gestão Estratégica, Gestão de Processos, Precificação, Plano/modelo de negócios, Gestão de Projetos

Empresa: INOVA Unicamp

Cargo: Diretor do Parque Científico e Tecnológico

Site da Empresawww.inova.unicamp.br

Linkedin: br.linkedin.com/pub/eduardo-gurgel/a/b80/929/pt

Mini CurrículoEduardo Gurgel do Amaral é doutor (1998) e mestre (1994), ambos pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, graduado em Engenharia Mecânica (1980) pela Faculdade de Engenharia Industrial e Civil de Itatiba. Foi Professor Colaborador do Mestrado em Qualidade do Instituto de Matemática da Unicamp (1999-2001) e Consultor-Gerente de Marketing da Associação de Programas de Informática e Integração Industrial, AP3I (2001). Trabalhou como Consultor de Marketing e Difusão Tecnológica do Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos da Unicamp (Edistec) de 1999 a 2003. Foi Assessor do Reitor da PUC-Campinas de 2002 a 2005. Foi responsável pela área de relações institucionais e comunicação da Inova Unicamp de agosto de 2003 a março de 2008, onde é vinculado e passou a atuar no desenvolvimento do Sistema Local de Inovação a partir de março de 2008. Foi Diretor Executivo da Fundação Fórum Campinas entidade que reúne onze das principais instituições de pesquisa de Campinas e região, no período de abril de 2002 a março 2011. Foi Diretor Técnico do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau entre meados de 2007 e início de 2011. É Diretor de Inovação e Tecnologia do CIESP Campinas desde o final de 2009 e responsável pela estruturação deste departamento na entidade. É Diretor Adjunto do Departamento de Tecnologia do CIESP São Paulo desde outubro de 2011. Foi licenciado da Inova Unicamp entre março de 2011 e junho de 2012 para atuar como Diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas. Passou a integrar o CONIC – Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP a partir de abril de 2012. Em junho de 2013 assumiu o cargo de Diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, função que exerce até a presenta data.

Área de expertiseGestão Estratégica

Empresa: Garbellini Empreendimentos

Cargo: Sócio Proprietário

Site da Empresa: http://www.garbellini.net.br/

Linkedin: br.linkedin.com/pub/fabio-frias/0/293/254

Mini Curriculo"WORK EXPERIENCE

Company:    FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas

The company provides R&D and IT services for Telecom and IT industries

- Sales Director (09/2007 to 09/2013)

- U.S. Business Manager (09/2004 to 09/2007)

- Pre-sales Manager (08/2002 to 09/2004):

Company:    Lucent Technologies

The company provides network solutions for telecom operation companies

- Software Development Manager (05/2000 to 08/2002)

- Project Manager (08/1999 to 05/2000)

Company:    Zetax Tecnologia Ltda

The company provides network solutions and information systems for telecom operator companies

- Software Development Team Leader (11/1997 to 08/1999)

- Systems Analyst          (06/1993 to 11/1997)

- IT Department Trainee (06/1992 to 06/1993)

EDUCATION

Business Administration – Diploma of Specialization

University of California Berkeley Extension

Business Administration – Diploma of Specialization

FVG - Fundação Getúlio Vargas

System Analysis - Bachelor Degree

PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Electronics – Technician Degree

COTUCA - Colégio Técnico da UNICAMP de Campinas

Área de expertiseB2B, Finanças, Vendas, Precificação, Plano/modelo de negócios

Empresa: CI&T

Cargo: Chairman

Site da Empresa: http://www.ciandt.com/br-pt/

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fernando-matt-922194/pt

DescriçãoFormado em Engenharia da Computação pela Unicamp, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, foi responsável pela gestão financeira e relação com investidores da CI&T e hoje é membro do Conselho da empresa.

Foi co-Fundador e Presidente da Sensedia S/A e Presidente da Inova Ventures Participações-IVP.

Participa ativamente da comunidade de start-ups da região de Campinas, promovendo a formação de novos empreendedores e aceleração.

Formação AcadêmicaGraduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV.

Empresa: Housidea Consulting

Cargo: Fundador

Site da Empresa: http://housidea.co/

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/joseedson/pt

Mini CurriculoGraduado em Administração, pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios e MBA com ênfase em Tecnologia da Informação. Experiência de mais de 20 anos em empresas de tecnologia e produtos de consumo em âmbito global. Atuou em posições de liderança na América Latina desenvolvendo projetos estratégicos na área de operações e desenvolvendo negócios. Atualmente está à frente da empresa de consultoria Housidea, fundada desde 2009 e desenvolve soluções de tecnologia, integração de processos de negócios e formação de times de alta performance.

Área de expertiseGestão Estratégica, Gestão de Processos, Plano/modelo de negócios

Empresa: Housidea

Cargo: Sócio

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/leonardo-andrade-1aa394

Mini CurrículoMestre em Estatística (Unicamp) e Coach Ontológico (Newfield Network, Chile). Atuou no setor de serviços financeiros em empresas globais e consultor na área de gestão e eficiência operacional desde 2003.

Área de expertiseGestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Gestão de Processos

Empresa: Jacard Investimentos

Cargo: Sócio Fundador

Site da Empresahttp://jacard.com.br/wp/

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/marcelo-amorim-b87306/pt

Mini CurriculoMarcelo Amorim é um empreendedor “serial” que fundou e desenvolveu  quatro empresas bem sucedidas na área de TI e Serviços. Atualmente é partner da Jacard Investimentos – grupo de investidores anjo com foco na fase inicial de startups. Trabalhou por mais de vinte anos no mercado de TI e BPO, atuando em empresas como NetCallCenter+Orbium,  Teletech, Microsoft, Unisys e Banco Itaú. Em complemento às atividades profissionais, é conselheiro de startups em São Paulo, Campinas e Florianópolis.

Amorim é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP com post-laurea em Tecnologia da Informação na Itália, possui certificação como conselheiro de empresas pelo ICD – Institute of Corporate Directors no Canadá e é mestre em administração pela  UDESC/ESAG.

Área de expertiseB2B, Marketing, Vendas, Precificação, Investimento de fundos early stage, Plano/modelo de negócios

Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:
Fernando, José, Marcelo e Leonardo.
Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:
Munir, Rodrigo, Walter e Sergio.

Empresa: Solvian Tecnologia

Cargo: Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Site da Empresa: http://www.solvian.com.br/

Linkedin: br.linkedin.com/in/bfayan/pt

 

Mini Curriculo:

Executivo senior, com mais de 20 anos de experiência nos setores de telecom, tecnologia e internet.

Experiência na definição de parcerias estratégicas e comercias e na atuação em conselhos de administração, representando os interesses estratégicos e societários do shareholder em empresas e unidades de negócio em sociedade;

Liderou a criação da área de Inovação Estratégica da Telefônica na América Latina, sendo responsável pela definição, desenvolvimento e roll-out de projetos de alto potencial de receita em vários países da América Latina, tanto no negócio móvel, fixo e de internet.

Participou da concepção, desenvolvimento e operação de várias empresas de serviços de Telecom e tecnologia. Nestas empresas foi membro do grupo inicial de pessoas responsável pela definição da estratégia de implantação e pelo deployment do projeto, assumindo papéis críticos na execução dos mesmos.

Lançou empresas, unidades de negócio e serviços inovadores, nas áreas de varejo, automação para incorporadoras prediais, serviços de vídeo e publicidade em internet e telefonia móvel;

Área de expertise:

B2B, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Validação de Mercado, Investimento de fundos early stage, Plano/modelo de negócios

Empresa: Dextra Sistemas

Cargo: Diretor

Site da Empresa: http://www.dextra.com.br/

Linkedin: br.linkedin.com/in/billcoutinho/pt

 

Descrição:

Arquiteto de Sistemas com 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas e infra-estrutura de TI. Atualmente, atua como Arquiteto Java EE na Dextra Sistemas. Atua em arquitetura e consultoria em projetos de desenvolvimento de sistemas corporativos nos mercados de mídia (jornais, revistas e TV), Internet Data Centers, provedores de serviços Internet, operadores de telecom e corporações. Atuou em empresas como: Brasil Telecom, CTBC, CSU CardSystem, SodexhoPass, CPqD, Editora Abril, Globosat e Globo.com.

 

Formação Acadêmica:

Graduado em Ciência da Computação pela UNICAMP, possui MBA em Marketing pela ESPM;

 

Experiência Profissional:

Programador – Digirede (1989 – 1992)

Consultor – Lucinski Consulting (2000 – 2001)

Arquiteto de Sistemas – CPqD (2004 – 2005)

Diretor (Dono) – Dextra Sistemas (1996 – Atual)

Empresa: MATERA Systems

Cargo: Diretor-Executivo

Site da Empresa: http://www.matera.com/br/

Linkedin: -

Mini Currículo: Atuo há mais de 20 anos como Diretor-Executivo da MATERA Systems, onde iniciei como estagiário. Possuo vasta experiência em planejamento e gestão de produtos, planejamento estratégico, gestão de pessoas e gestão financeira. Fui responsável pelo desenvolvimento da suíte mais completa de sistemas para o core business de bancos, que hoje é líder do mercado nacional de aplicativos para o mercado financeiro.

A MATERA Systems tem aplicativos instalados em cerca de 50 instituições financeiras, foi uma das pioneiras em exportação de software e atualmente possui 200 profissionais distribuídos nas suas sedes de SP, Campinas, RJ, Maringá e EUA.

Área de expertise:

B2B, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Plano/modelo de negócios

Empresa: CI&T

Cargo: CEO e fundador

Site da Empresa: http://www.ciandt.com/br-pt

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cesargon/?ppe=1

 

Mini Currículo: Engenheiro de Computação e mestre em Ciência da Computação pela Unicamp. Aos 23 anos fundou a Ci&T, hoje uma empresa de destaque no mercado global de TI e uma das 25 multinacionais brasileiras (SOBEET), com operações nos EUA, UK, Japão e China. Em 2010 foi considerado o oitavo executivo mais influente em IT outsourcing nas Américas, com destaque na revista Forbes. É presidente do conselho de administração da Sensedia, membro do conselho de tecnologia da FIESP e conselheiro voluntário em diversas startups.

 

Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:
Elcio, Kleber e Tiago. 

Empresa: Betta Tecnologia S/A

Cargo: Diretor Proprietário

Site da Empresa: http://www.bettatecnologia.com.br/

Linkedin: br.linkedin.com/pub/munir-buchalla-filho/0/1a3/256/pt

 

Mini CurriculoGraduado pela PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) em Análise de Sistemas Administrativas em Processamento de Dados. Fundou a Betta Tecnologia S/A em 1989 com a missão de prestar serviços em tecnologia da informação. Fez parceiras estratégicas com empresas multinacionais do segmento, dentre elas, IBM e ORACLE, visando trazer as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado mundial. Recebeu vários prêmios dessas empresas pelos objetivos atingidos junto aos Clientes durante esses 24 anos. Palestrante sobre o tema “Empreendedorismo” e apoio na Semana de Informática nas Universidades da região de Franca e Ribeirão Preto. Em 2006, obteve a aprovação de um projeto de inovação tecnológica da micro e pequena empresa do segmento coureiro/calçadista na FAPESP. Em 2010, a Betta Tecnologia recebeu a certificação de qualidade MPS-BR Nível G, em 2012 assinou contrato com o BNDES (linha de financiamento do PROSOFT) e em 2013 a certificação de qualidade MPS-BR Nível E. Atuou na função de Diretor de Tecnologia (DETEC) do CIESP, Conselheiro do CIESP, Conselheiro Consultivo do SESI-SENAI, Conselheiro da ACIF - Associação Comercial e Industrial de Franca, Diretor do Instituto Pró-Criança, e Mentor no Conselho de Startups na Agência de Inovação INOVA UNICAMP.

Área de expertiseMarketing, Gestão Estratégica, Vendas

Empresa: Accenture

Cargo: Gerente Senior – Finanças & Riscos

Site da Empresahttp://www.accenture.com/br-pt/Pages/index.aspx

Linkedin: br.linkedin.com/pub/rodrigo-de-barros-nabholz/0/908/99a/pt

 

Mini Curriculo:

Rodrigo de Barros Nabholz é bacharel em Matemática Aplicada e Computacional, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (área de concentração Engenharia de Sistemas) pela Escola Politécnica da USP, tendo focado seus trabalhos em modelos matemáticos aplicados a gestão de carteiras e riscos. É professor convidado na BM&F nos cursos “Gestão de Riscos” e “MBA em Derivativos” e no PECE-Poli no curso “MBA em Engenharia Financeira”. Possui certificação PRM – Professional Risk Manager pelo PRMIA – Professional Risk Managers’ International Association. Atualmente é Senior Manager no grupo de Finanças & Riscos na Accenture, onde lidera prática de Gestão de Risco de Mercado e Liquidez para América Latina. Anteriormente, Rodrigo foi durante 10 anos Sócio-Diretor da LUZ Engenharia Financeira Ltda, responsável pelas áreas de Pesquisa Quantitativa e Consultoria, trabalhando com o desenvolvimento e implantanção de modelos matemáticos para risco de mercado, tanto gerenciais como regulatórios (Basiléia). Foi também operador de renda variável e derivativos por 6 anos, tendo trabalhado no BancoCidade, Banco CCF Brasil e Unibanco.

Área de expertise:

Finanças, Gestão de Riscos

Empresa: SER Human Capital Management

Cargo: Fundador- SER

Site da Empresa: http://ser-hcm.com.br/

Linkedin: br.linkedin.com/pub/sergio-falsarella-jr/0/243/339

 

Mini Curriculo:

I have been working into the HCM (Human Capital Management) market for the last 18 years

Especializações:Human Capital Management, Competence Management, Evaluations Processes, Training & Development Management by Competences, Career and Talents Management

 

Área de expertise:

B2B, Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Vendas, Validação de Mercado, Precificação

Formação: Ciência da Computação - 1974 - UNICAMP

Área de atuação: Serviços em Tecnologia de Informação

 

Perfil (áreas de expertise):

  • Executivo de Serviços , nos últimos 15 anos com foco em Outsourcing  de infraestrutura  em empresas como IBM,  EDS/HP e como consultor independente.
  • Experiência em elaboração de ‘Offerings’ , Soluções de Outsourcing   , Desenho e implementação de Processos  de Serviços (ref.ITIL),  Gestão de projetos complexos (Gerencia de projetos),  Delivery de Serviços e estruturação  de times de  diversos níveis 9erenciais e técnicos
  • Foco estratégico com experiência internacional em implementações de novas tecnologias e processos.
  • Facilidades em comunicação com clientes e proposições de negócio em suporte a vendas . Gestão de contas de clientes com objetivos de crescimento de renda e atingimento de Níveis de Servicos contratados..
  • Mentor experiente na formação de novas lideranças .
Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:
Benedito, Bill, Carlos André e César. 

Empresa: CPqD

Cargo: Gerente de Marketing de Produto e Inovação

Site da Empresa: https://www.cpqd.com.br/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/elciodamaceno/?ppe=1

 

Mini Currículo:

Graduação em Engenharia Mecânica (Unicamp) e Especialização em Marketing pela (ESPM). Engenheiro Mecânico, formado pela Unicamp e Especialista Gestão de Marketing pela ESPM. Atuou por quase 20 anos em empresas como 3M, Robert Bosch e Whirpool em diversas posições, onde adquiriu experiência na Gestão de Negócios e Marketing. É professor, consultor e palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing e Vendas.

Área de expertise:

B2B, Marketing, Gestão Estratégica, Vendas, Validação de Mercado, Precificação, Plano/modelo de negócios

Empresa: Icaro Tech

Cargo: CTO

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/kleber-stroeh-a47227/pt

 

Mini Currículo:

A Icaro Tech é uma empresa líder no segmento de integração de sistemas para gerência de redes e serviços de TI.  Realiza projetos e opera em mais de 10 países nas Américas e Europa.  Graduado em Engenharia da Computação pela Unicamp, pós-graduado em Marketing pela ESPM, mestre em Ciência da Computação pela Unicamp.

Área de expertise:

B2B, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Plano/modelo de negócios

Empresa: Bayer

Cargo: Manager

Site da Empresa: https://www.bayer.com.br/

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/tiagomdias

 

Mini Currículo:

Education

- MBA with honors from The University of Chicago Booth School of Business with focus on Strategy, Finance, Marketing and Entrepreneurship - United States

- Master Degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual de Campinas - Brazil

- Bachelor Degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual de Campinas - Brazil

 

Professional Experience

- Manager at Bayer Business Consulting (LatAm) responsible for setting up the Bayer in-house consulting office in Latin America, leading projects in innovation, digital, post-merger integration, organization and change management, strategic planning, key account planning since April 2014

- Manager at management consultancy Monitor Group (Brazil) leading projects in pricing strategy, marketing strategy, innovation, economic development, capability development, and organizational restructuring in pharma, agribusiness and consumer goods

- Previous positions in private equity, sales & marketing, new business development, product supply, software development and entrepreneurship

 

Additional Information

- Founded two startups: CampusNET (2000): a career website; Locus (2003):  a consulting company focused on decision-making

- National winner of the “Global Management Challenge 2003”, world’s largest management competition

- Passionate for culture and languages, native in Portuguese, fluent in English and Spanish and proficient in German; Spent 4 months in a cultural immersion program (Winterkurs 2003) in Germany with a German government scholarship (DAAD)

 

Área de expertise:

B2B, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Vendas, Precificação, Plano/modelo de negócios

INOVA no Facebook

Junte-se aos +2.000

INOVA no Twitter

Siga as novidades no

INOVA no Flickr

Descubra a INOVA

INOVA NO LINKEDIN

Acompanhe nossas
TOP