O curso de Especialização em Propriedade Intelectual foi idealizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e é oferecido por meio do Departamento de Engenharia de Processos (DEPRO) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp como um dos cursos da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O curso visa atender a demanda de empresas para capacitação de seu quadro de funcionários e formar especialistas para o mercado de trabalho nas áreas de propriedade intelectual e inteligência tecnológica.

Objetivo

Formar profissionais especialistas em propriedade intelectual com ênfase em inteligência tecnológica para definição de estratégias de proteção e valoração dos ativos intangíveis, definição de estratégias para busca de informações tecnológicas para negócios, captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), negociação e contratos de transferência ou aquisição de tecnologia.

Público-Alvo

Profissionais de empresas públicas e privadas e centros de pesquisa que atuam em áreas como: novos negócios, inteligência tecnológica, inteligência competitiva, propriedade intelectual, captação de recursos para P&D&I, desenvolvimento de tecnologias e de produtos, marketing e vendas, jurídico e relações governamentais, gestão do conhecimento e inovação e projetos. Profissionais de Núcleos de Inovação Tecnológica de Instituições de Ciência e Tecnologia. Profissionais que buscam ingressar nas áreas mencionadas.

Diferenciais

 

  • Atuação de profissionais da Agência de Inovação Inova Unicamp

A Unicamp possui décadas de experiência em propriedade intelectual, parcerias com o setor privado e transferência de tecnologias. Seu núcleo de inovação tecnológica, a Inova, foi responsável por programas de capacitação como o InovaNIT, projeto encomenda da FINEP que, de 2007 a 2012, proporcionou a formação de cerca de mil profissionais em todo o Brasil. Além disso, a Unicamp é a universidade pioneira no Brasil na gestão de sua propriedade intelectual, com um portfólio com mais de 80 patentes concedidas e 866 patentes vigentes em várias áreas tecnológicas.

  • Capacitadores com experiências internacionais

A Inova acompanhou toda a evolução da gestão da propriedade intelectual e da inovação e as melhores práticas nacionais e internacionais. Teve parcerias com universidades como Oxford University, Cambridge University, Universidade Hebraica de Jerusalém (por meio da Yissum), a Universidade de Alicante e também com órgãos de gestão da propriedade intelectual como o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e a EPO – Escritório de Patentes da Europa.

  • Ministrado por profissionais da Inova, docentes da Unicamp e profissionais de mercado

São pessoas que estão em contato direto com a propriedade intelectual e possuem vivência na área da inovação nos setores público e privado. Profissionais da Unicamp e convidados experientes com atuação nas áreas de propriedade intelectual, negociação, captação de recursos, contratos de parceria, licença de tecnologias, e P&D&I em empresas, universidades e institutos de pesquisa.

  • Atividades práticas e dinâmicas

O curso será prático visando compartilhar o know how  da Unicamp construído desde 1984.