Experiências Internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos

Local: Sede do ITAL

Data: Quinta, 22 de Maio de 2014, 09:00

O evento, que é uma correalização entre a Fundação Fórum Campinas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a Prefeitura Municipal de Campinas e a Unicamp, com apoio do CIESP, contará com a presença de quatro palestrantes internacionais para tratar do tema: “A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional”. A palestrante Shirley Jamieson, diretora de marketing do Cambrigde Entreprise, escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge, abordará o modelo instituído por esta universidade, suas principias iniciativas, em especial os Parques Tecnológicos, e como ele impacta o desenvolvimento local e nacional. No período da tarde, o evento vai apresentar o case do consórcio Feeding the Planet, formado por três clusteres agroalimentares e biotecnológicos de classe mundial, instalados na Europa e coordenados pela Região da Lombardia, na Itália. De modo geral, o evento aborda a importância dos sistemas de inovação e parques tecnológicos, para o desenvolvimento socioconômico e regional.

Programação:

9h - Welcome coffee e recepção

9h30 - Abertura:

Samuel Rosilho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo
Marina Pacheco e Silva, assessora especial da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo
Cláudio A. Violato, Diretor Presidente da Fundação Fórum Campinas
Luis Fernando Ceribelli Madi, Diretor do ITAL
Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

10h às 11h30 - Cambridge and the Innovation Cluster
Palestrante: Shirley Jamieson, diretora de Marketing do Cambridge Enterprise

11h30 às 12h - A importância da Indústria de Alimentos e Bebidas no Estado de São Paulo e Brasil.
Palestrante: Luis Madi,Diretor Geral - ITAL

12h - Pausa para almoço

13h30 - Feeding the Planet - Cluster Europeu Agro-alimentar e Biotecnológico de Classe Mundial.
Palestrante: Gianluca Carenzo, Diretor do Parco Tecnológico Padano

14h - Agropólis: um cluster orientado à pesquisa e educação em Agricultura, Alimento, Biodiversidade e Meio Ambiente - Montpellier - França.
Palestrante: Eric Fargeas, Diretor Agropolis Internacional

14h30  - Parco Tecnológico Padano e Cluster em Biotecnologia e Alimento.
Palestrante: Ricardo GefterWondricch,Gerente do Projeto - Parco Tecnológico Padano - Lombardia - Itália

15h -  Coffee Break

15h30 - Food Valley Cluster e o desenvolvimento econômico regional - Holanda
Palestrante: Linze Rijswijk,East Netherlands Development Agency,Senior Project  Manager

16h - Encerramento

Endereço: Avenida Brasil, 2880, Jardim Chapadão, Campinas - SP.

Apoio:

As inscrições para esse evento se encerraram em 21/05/2014