Com a missão de fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo em Campinas, a Agência de Inovação Inova Unicamp contempla em seu portfólio quatro eventos anuais, nos quais reúne em um mesmo espaço empreendedores, empresas, startups e estudantes.

Desafio Unicamp, Software Experience, Encontro Unicamp Ventures e Programa Inova Jovem são excelentes oportunidades de fortalecer conexões, potencializar resultados de sua empresa, reforçar sua estratégia de marca, além de ser um ambiente perfeito para escalar um time forte com alunos qualificados e com alto poder de decisão. Ideal para um mercado competitivo.

Inova Unicamp

3,5 mil curtidas

4,8 mil seguidores

1,3 mil seguidores

5 mil visitas/mês

Unicamp

107 mil curtidas

7,8 mil seguidores

1 milhão de visitas/mês

Composição da Comunicação

• E-mail marketing
• Hotsite
• Banner de sinalização
• Faixa de divulgação
• Faixa de sinalização
• Tela de projeção
• Estande
• Crachá
• Camiseta
• Sacola
• Divulgação em redes sociais
• Menção nos materiais de divulgação e publicação

desafio

Em 2017, o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica chega à sétima edição da competição nacional de modelos de negócios. O objetivo principal é estimular a criação de startups a partir de patentes e programas de computador da Unicamp. O programa, que tem cerca de quatro meses de competição, engloba workshop de modelagem de negócios, mentoria empresarial e acadêmica, treinamento de pitch, além de coaching internacional.

PÚBLICO-ALVO

Interessados em empreendedorismo tecnológico; especialmente a comunidade acadêmica, formada por alunos da graduação ou pós-graduação de todo o Brasil. A expectativa é atender 400 participantes, agrupados em cerca de 80 equipes na edição de 2017.

RECONHECIMENTO

Destacado em 2015 pela Endeavor como uma das iniciativas de empreendedorismo “mais emblemáticas”
do Sudeste. Vencedor na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo
(CEI)” no 17° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Finalista do “Prêmio Endeavor de
Educação Empreendedora 2014”. Nas edições anteriores, os palestrantes internacionais vieram das seguintes
instituições: Cambridge University, Georgia Tech, Universidade da Flórida e Universidade do Texas, em Austin.

PROGRAMA DE ATIVIDADES

06 a 26 de março: Inscrições para o Desafio Unicamp 2017
07 e 08 de março: Palestras de lançamento
30 de março: Palestra sobre o uso das tecnologias
06 de março a 07 de abril: Mentoria acadêmica
08 de abril: Workshop de Business Model Canvas
26 de maio: Treinamento de Pitch
01 e 02 de junho: Coaching internacional
30 de junho: Treinamento de Pitch
07 de julho: Final do Desafio Unicamp 2017

CONQUISTAS

  • 1.709 pessoas capacitadas na metodologia Business Model Canvas.
  • 140 patentes e programas de computador já analisados.
  • 215 modelos de negócio construídos.
  • 120 mentores empresariais e acadêmicos em nossa rede.
  • Participantes de vindos de 11 Estados do Brasil.

Seis startups criadas a partir de projetos desenvolvidos na competição:
Fextrat (2011); Luxcensor (2012); Kart Fly (2012); Guard Pet (2014); Rubian Extratos (2014); e Fawke (2015).

Só no ano passado:

  • 420 inscritos no workshop de Business Model Canvas.
  • 67 equipes inscritas no Desafio Unicamp 2016.

swxp

A Software Experience é uma feira de software que reúne os criadores e desenvolvedores de programas de
computador registrados em nome da Unicamp com investidores da área de Tecnologia da Informação. O evento conta com palestras e mesa-redonda sobre temas de impacto para a academia e o mercado de TI, além de atividades interativas.
O evento é dividido em duas áreas. Em uma delas, é realizada uma mostra de projetos e tecnologias de docentes e pesquisadores da Unicamp, onde criadores e desenvolvedores expõem seus programas de computador e protótipos. Há também uma área destinada ao debate de temas pertinentes relacionados.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes da Unicamp e demais interessados em TI na região de Campinas. O evento conta com forte presença de representantes de empresas de tecnologia,
empreendedores e investidores da área. A expectativa é receber cerca de 300 pessoas para o evento.

RECONHECIMENTO

A Software Experience se diferencia por promover o contato direto entre desenvolvedores de programas de computador com representantes de empresas do setor de tecnologia da informação, visando a prospecção de demandas e licenciamento de tecnologia.

PROGRAMA DE ATIVIDADES

Primeiro semestre de 2017

Espaço de Exposição de Software
Dez pontos de exposição de programas de computador registrados pela Unicamp.
De três a cinco estandes de empresas parceiras.

Espaço Palestras
10h às 10h15: Abertura
10h15 às 11h30: Palestra I – “Como ambientes inovadores incentivam boas ideias”.
12h às 13h: Mesa Redonda – “Realidade Aumentada como modelo de negócios”.
13h às 13h25: Encerramento.

CONQUISTAS

  • 250 pessoas visitaram a feira nas edições anteriores.
  • 23 desenvolvedores participaram da exposição de software.
  • Três empresas expuseram suas soluções no evento de 2016.

ventures

O Encontro Unicamp Ventures é o evento anual que reúne os ex-alunos empreendedores da Unicamp. Na cerimônia, é feita a divulgação dos dados relacionados às empresas-filhas, como: número de empresas,
empregos gerados, faturamento total, entre outros indicadores. O evento é marcado por um keynote
speaker convidado, mesa redonda sobre temas pertinentes relacionados a empreendedorismo e exposição
de cases de sucesso.

O Encontro Unicamp Ventures tem o objetivo de integrar a comunidade de ex-alunos empreendedores e fortalecer a rede de empresários e empresas nascidas da Unicamp, além de reaproxima-los à universidade.

PÚBLICO-ALVO

Sócios, fundadores e funcionários de empresas-filhas da Unicamp, alunos, ex-alunos, docentes, ex-docentes,
funcionários e ex-funcionários interessados em atuar no ecossistema de empreendedorismo da Unicamp. No Encontro Unicamp Ventures de 2017, a expectativa é de chegar a 220 participantes.

RECONHECIMENTO

O Encontro Unicamp Ventures existe desde 2006. Criado a partir da contribuição de ex-alunos, a empresa de investimentos Innova Ventures Participações tem o objetivo de aportar capital financeiro e intelectual em novas empresas criadas por alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas. O Conselho de Startups, formado a partir do Unicamp Ventures, já mentorou mais de 50 startups.

PROGRAMA DE ATIVIDADES

Segundo semestre de 2017
13h30: Credenciamento e recepção.
14h00: Abertura solene.
14h30: Apresentação dos números relacionados às empresas-filhas.
15h00: Cases de empresas-filhas da Unicamp.
15h45: Coffee break.
16h15: Mesa redonda.
16h45: Keynote speaker.
17h30: Encerramento.
18h00: Coquetel de networking.

CONQUISTAS

  • 514 empresas-filhas identificadas.
  • 434 empresas-filhas ativas no mercado.
  • 28 empresas-filhas foram vendidas.
  • As empresas-filhas da Unicamp empregam 21.995 pessoas.
  • O faturamento somado de todas as empresas-filhas ultrapassa R$ 3 bilhões.
  • 95% das empresas-filhas têm suas sedes na região Sudeste.
  • O Estado de São Paulo concentra 91% delas.
  • A cidade de Campinas abriga 57%.
  • 52 empresas mentoradas pelo Conselho de Startups, formado a partir do Unicamp Ventures.

inovajovem

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo destinada a estudantes de colégios técnicos e ensino médio regular do Estado de São Paulo. O objetivo é estimular jovens estudantes, entre 14 e 21 anos, a desenvolverem negócios, preferencialmente de base tecnológica, a partir de projetos idealizados por eles próprios e, assim, assumir o empreendedorismo como opção de carreira. Durante os quatro meses do programa, os estudantes se capacitam a partir de ferramentas básicas ligadas a empreendedorismo e inovação, e estreitam laços com players do mercado a partir da mentoria empresarial.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de colégios técnicos e do ensino médio regular do Estado de São Paulo, professores, investidores, desenvolvedores, empresários e profissionais interessados nos projetos propostos. Há ainda mentores, que acompanham o desenvolvimento dos projetos dos alunos. A expectativa é a de chegar a 300 participantes em 2017.

RECONHECIMENTO

A equipe iNova Geração, equipe do Cotuca que foi vencedora da primeira edição do Programa Inova Jovem
(2014), desenvolveu uma embalagem inteligente capaz de gerar maior aproveitamento e economia de
produtos. A ideia gerou uma patente depositada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

Alunos do Colégio Cotil, vencedores da edição de 2014, foram convidados a participar da Campus Party para
apresentar um projeto em desenvolvimento no colégio técnico.

Equipes vencedoras do Inova Jovem 2015 receberam um miniprograma de aceleração do Samsung Ocean.
Em 2016, o Workshop de Business Model Canvas foi realizado dentro da empresa 3M e os vencedores ganharam, além do prêmio, uma visita ao Centro Técnico para Clientes.

CONQUISTAS

  • 272 alunos capacitados na metodologia de Design Thinking.
  • 176 ideias de projetos submetidas à avaliação do Programa.
  • 118 alunos capacitados na metodologia de Business Model Canvas.
  • Em 2016, 294 alunos inscreveram equipes na competição de empreendedorismo.

PROGRAMA DE ATIVIDADES

19 de Agosto de 2017: Workshop de Design Thinking.
19 de Agosto a 10 de Setembro: Inscrições de Projetos.
17 de Setembro: Divulgação dos Projetos Selecionados.
23 de Setembro: Workshop de Business Model Canvas.
22 de Outubro: Entrega dos Planos de Negócios das Equipes.
6 de Novembro: Divulgação das Equipes Finalistas.
10 de Novembro: Treinamento de Pitch.
17 de Novembro: Final da Competição

Investimentos de Patrocínio

diamante

COTA DIAMANTE | R$ 45.000

A Cota Diamante contempla todas as iniciativas de empreendedorismo e inovação realizadas pela Agência de Inovação Inova Unicamp – Desafio Unicamp, Software Experience, Encontro Unicamp Ventures e Programa Inova Jovem.

CONTRAPARTIDAS

• Logo nos materiais de divulgação do Desafio Unicamp: site do evento, flyer, faixa, cartaz, e-mail marketing, sacola, crachá e camiseta;
• Logo nos materiais de divulgação da Software Experience: site do evento, faixa, cartaz, e-mail marketing e crachá;
• Logo nos materiais de divulgação do Encontro Unicamp Ventures: site do evento, faixa, cartaz, e-mail marketing e crachá;
• Logo nos materiais de divulgação do Programa Inova Jovem: site do evento, flyer, faixa, cartaz, e-mail marketing, crachá e camiseta;
• Participação do patrocinador na banca avaliadora de projetos do Desafio Unicamp e do Programa Inova Jovem (caso seja de interesse da
empresa);
• Inserção da empresa patrocinadora nas mesas da Software Experience e do Encontro Unicamp Ventures (é necessário que essa contrapartida
seja previamente alinhada com a organização);
• Mailing dos participantes inscritos;
• Possibilidade de expor o estande da empresa na Software Experience ou Encontro Unicamp Ventures;
• Seis convites para o coquetel de networking do Encontro Unicamp Ventures
• Menção do patrocinador em todos os textos de divulgação relacionados aos eventos patrocinados.

tabelacotas

desafio

DESAFIO UNICAMP

COTA OURO | R$ 20.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, faixa, cartaz, e-mail marketing, tela de projeção, sacola, crachá e camiseta (Destaque 100%).
• Divulgação de material publicitário no kit entregue aos participantes.
• Participação no júri da premiação.
• Mailing dos participantes inscritos.

COTA PRATA | R$ 18.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, cartaz, camiseta e e-mail marketing (Destaque 60%).

COTA BRONZE | R$ 15.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, cartaz e e-mail marketing (Destaque 40%).

swxp

SWXP - SOFTWARE EXPERIENCE

COTA OURO | R$ 10.000

• Logo nos materiais de divulgação: site do evento, faixa, cartaz, e-mail marketing e crachá (Destaque 100%).
• Divulgação de material publicitário no kit entregue aos participantes.
• Participação de um representante da empresa em uma das mesas.
• Mailing dos participantes inscritos.
• Possibilidade de estande da empresa no evento.

COTA PRATA | R$ 8.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, faixa, cartaz, cartaz e e-mail marketing (Destaque 60%).

COTA BRONZE | R$ 6.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, cartaz e e-mail marketing (Destaque 40%).

ventures

UNICAMP VENTURES

COTA ESTANDE | R$ 10.000

• Logo nos materiais de divulgação: site do evento, faixa, cartaz, e-mail marketing, tela de projeção e crachá (Destaque 100%).
• Divulgação de material publicitário no kit entregue aos participantes.
• Seis convites para coquetel.
• Mailing dos participantes inscritos.
• Possibilidade de estande da empresa no evento.

COTA OURO | R$ 6.000

• Logo nos materiais de divulgação: site do evento, faixa, cartaz, e-mail marketing, tela de projeção e crachá (Destaque 100%).
• Divulgação de material publicitário no kit entregue aos participantes.
• Seis convites para coquetel.

Custos relacionados ao estande são responsabilidade da empresa patrocinadora.

inovajovem

INOVA JOVEM

COTA OURO | R$ 12.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, faixa, cartaz, e-mail marketing, tela de projeção, sacola, crachá e camiseta (Destaque 100%).
• Divulgação de material publicitário no kit entregue aos participantes.
• Participação no júri da premiação.
• Mailing dos participantes inscritos.

COTA PRATA | R$ 10.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, cartaz e e-mail marketing (Destaque 60%).

COTA BRONZE | R$ 8.000

• Logo da empresa nos materiais de divulgação: site do evento, flyer, cartaz e e-mail marketing (Destaque 40%).

INOVA no Facebook

Junte-se aos +2.000

INOVA no Twitter

Siga as novidades no

INOVA no Flickr

Descubra a INOVA

INOVA NO LINKEDIN

Acompanhe nossas
TOP