Perguntas frequentes

Confira abaixo as perguntas mais frequentes de interessados no trabalho realizado pela Incamp.

O que é uma incubadora de empresas de base tecnológica?

De acordo com definição da Anprotec, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, uma “incubadora é uma entidade que tem por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.” Existem quatro tipos de incubadoras: as de base tecnológica, que abrigam empreendimentos que realizam uso de tecnologias; as tradicionais, que dão suporte a empresas de setores tradicionais da economia; as mistas, que aceitam tanto empreendimentos de base tecnológica, quanto de setores tradicionais; e as sociais, que têm como público-alvo cooperativas e associações populares. A INCAMP é uma incubadora exclusivamente de empresas de base tecnológica.

O que significa ser uma empresa incubada?

Uma empresa incubada é o empreendimento que está passando pelo processo de incubação. A empresa em fase de incubação geralmente já tem uma nova tecnologia desenvolvida e vai aproveitar este período e o apoio oferecido pela incubadora para aprimorar, além da tecnologia desenvolvida, também o seu caráter gerencial e de negócios.

Quais são os modelos de incubação da INCAMP?

A INCAMP oferece dois programas de apoio a empreendimentos de base tecnológica, o programa Inova Semeia e o programa Inova Cultiva. Inova Semeia é um programa de pré-incubação que tem como objetivo auxiliar empreendedores na transformação de ideias em novos empreendimentos de base tecnológica. O público-alvo do programa são projetos embrionários, que ainda não geraram uma empresa, e que busquem validação tecnológica ou mercadológica, ou ainda que demandem uma formação inicial em quesitos gerenciais ou de negócios. Inova Cultiva é o programa de incubação da INCAMP. Seu objetivo é apoiar empreendimentos de base tecnológica em seu crescimento. O público-alvo deste programa são projetos que já originaram uma nova empresa ou que estão em vias de originar uma. Ambos os programas possuem duas modalidades, a residente e a não residente. O que difere os dois modelos é unicamente a disponibilização ou não de uma sala para ocupação do projeto ou da empresa no prédio da Incamp. Fora isso, os participantes de ambas as modalidades usufruem de todo o apoio e infraestrutura oferecidos pela INCAMP de maneira igual.

Como é o processo seletivo da INCAMP?

O processo de entrada de um projeto ou empresa na INCAMP é feito através de edital público de fluxo contínuo, ou seja, não existe um período de inscrições pré-determinado. O edital vigente pode ser encontrado aqui. O processo de seleção tem como base a análise das propostas apresentadas através de envio para a sede da INCAMP, em conformidade com o edital, e entrevista com os proponentes. Ambas as etapas são eliminatórias.

Existem eventos organizados pela INCAMP, para esclarecer dúvidas para futuros empreendedores?

A INCAMP realiza mensalmente a Visita à Incubadora de Empresas da Unicamp, evento aberto para qualquer interessado que aborda temas relacionados à Incamp, ao mesmo tempo em que expõe o portfólio de empresas incubadas e graduadas. Nestas reuniões são apresentados o funcionamento do processo seletivo, como se dá a incubação e a pré-incubação, qual o apoio oferecido pela INCAMP, além de esclarecer dúvidas.

Quais são os benefícios de estar incubado?

Uma empresa incubada pode se beneficiar de todo o suporte oferecido pela INCAMP, que pode incluir, entre outros benefícios, a concessão de uso de uma sala, orientação em diversos aspectos relativos ao empreendedorismo e a promoção de contato entre empreendedores e potenciais investidores.

Quais tipos de projetos são aceitos pela INCAMP?

São aceitos qualquer tipo de projeto de base tecnológica que tenha sua proposta aceita através dos termos do edital. A INCAMP não possui nenhum tipo de restrição quanto à área de atuação da empresa, já tendo aceitado projetos das áreas de energia, petróleo e gás, fármacos, TI, física entre outras.

Qual o suporte dado à empresa presente na INCAMP?

A INCAMP oferece os seguintes serviços tanto para os programas Inova Semeia quanto Inova Cultiva:

  • Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada por até duas empresas ou projetos, condicionado à existência de espaço físico, das dependências da INCAMP ou espaço devidamente autorizado em unidade de ensino e pesquisa da universidade ou outros locais nos campi da Unicamp, exceto para os casos que se enquadrem na modalidade não residente;
  • Infraestrutura para uso compartilhado, tais como acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reuniões e auditório;
  • Promoção de interação com as unidades de ensino e pesquisa da Unicamp para acesso as informações científicas e serviços tecnológicos;
  • Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para capacitação de recursos junto a agências de fomento;
  • Orientação para apresentação de projetos a investidores;
  • Orientação em propriedade intelectual e transferência de tecnologia;
  • Orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócio;
  • Orientações em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações.
Apenas pessoas com vínculo com a UNICAMP podem se candidatar a uma vaga?

Não. Qualquer pessoa que se enquadre nos termos do edital pode apresentar um projeto. São elegíveis os candidatos que apresentarem propostas que contemplem projetos de formação de empreendimentos de base tecnológica em geral, nas diversas áreas do conhecimento.

Quanto tempo posso ficar na incubadora?

A participação no programa Inova Semeia tem duração de até 12 meses e o programa Inova Cultiva tem duração máxima de 36 meses.

Existe algum custo para a incubação?

Sim. Existe uma taxa de inscrição para o envio de proposta e uma taxa mensal de contribuição a título de participação parcial nos custos dos apoios e utilidade comuns colocados à disposição pela INCAMP. Para saber estes valores, consulte o edital ou entre em contato com a INCAMP.

Caso você tenha alguma pergunta não respondida acima, entre em contato!