Equipe Biodyne, do Colégio Embraer, vence Programa Inova Jovem 2016

Texto: Juliana Ewers  Fotografias: Thomaz Marostegan

A equipe Biodyne, do Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, foi a vencedora do Programa Inova Jovem 2016, com o modelo de negócio para o projeto de um protótipo para estiramento e corte de membranas de quitosana, que serve para confecção de biocurativos. A final da competição ocorreu na última sexta-feira, dia 18 de novembro, no auditório do GGBS, na Unicamp.

“Para nós, é uma emoção muito grande ver o nosso trabalho ser reconhecido, ainda mais com um prêmio de uma universidade tão importante como a Unicamp”, afirmou a aluna Thalia Carvalho, que apresentou o pitch durante a final. Integram ainda a equipe os alunos: Marcelle Ropke de Campos, Guilherme de Oliveira, Thiago Luiz de Paula Gil e Tales Inácio Primo.

Em segundo lugar, ficou a equipe Just I9VC, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca); e em terceiro, a equipe ECO Shield, da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap).

“A cada ano, o Programa Inova Jovem atrai mais estudantes interessados em empreendedorismo e inovação. A Unicamp tem essa força. Foi uma competição que começou local e hoje já está aberta a todos os colégios técnicos e de ensino médio regular do Estado de São Paulo. Isso é motivo de orgulho para nós”, comentou o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Milton Mori.

O Programa Inova Jovem é composto pelas seguintes fases: Workshop de Design Thinking, Workshop de Business Model Canvas, Mentoria Empresarial, Treinamento de Pitch e a Final da Competição. Nessa última, os alunos são avaliados por uma banca externa, que esse ano foi composta por: Alexandre de Souza Pinto, gerente de Inovação da MATERA Systems; Raul Mariano Cardoso, presidente da ACS (Associação Campinas Startups); Márcio Ricardo, diretor-técnico da IMA (Informática Municípios Associados); e Iara Ferreira, diretora de Parcerias da Agência de Inovação Inova Unicamp.

“É sempre difícil escolher o melhor entre os melhores. Eu que não gostaria de estar no lugar da banca de avaliadores. Acho que todos nós, que acompanhamos as apresentações aqui hoje, pudemos nos contaminar com esse entusiasmo de vocês, que é nítido e reforça para nós o quanto é importante esse trabalho de indução à inovação e ao empreendedorismo desde cedo”, reforçou o Prof. Alvaro Penteado Crósta, Coordenador Geral da Universidade Estadual de Campinas, após assistir aos pitches das seis equipes finalistas.

O Prof. José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, também participou da cerimônia de premiação e destacou o papel dos professores para estimular os alunos a participar e inscrever seus projetos. “Eu imagino que cada uma das equipes aqui contou com a ajuda de seus professores durante o programa. Isso é muito importante porque estimula o interesse e desperta a vocação empreendedora que vocês têm. Desejo boa sorte a todos vocês no caminho a partir de agora, contando que sejam aprovados no vestibular da Unicamp e possam, futuramente, ter uma empresa-filha da Unicamp”, ressaltou o reitor, lembrando que a Universidade Estadual de Campinas tem hoje 434 empresas-filhas ativas no mercado.

As equipes finalistas da competição deste ano foram: BIODYNE – Colégio Embraer, COALA – Etecap, Dolpin – Cotuca, ECO Shield (Material Isolante Poliestireno-Pneu) – Etecap, INOVA CONNECTION – Cotuca, e JUST I9VC – Cotuca.

Programa Inova Jovem 2016

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio do Estado de São Paulo. Este ano, patrocinam o evento Banco do Brasil, Embraer, Griaule, IMA – Informática de Municípios Associados, MATERA Systems, 3M e Movile.