Equipe iNova Geração propõe modelo de negócio baseado em embalagem econômica

iNova Geração

Texto: Marina Nania

Foto: Bianca Ribeiro

A equipe iNova Geração, finalista do Programa Inova Jovem – competição de modelos de negócio para alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) -, aborda, em seu projeto, a questão do desperdício de produtos, uma vez que as embalagens tradicionais de cosméticos e alimentos dificultam a retirada total dos produtos, gerando desperdício de produto. Por meio de pesquisa em laboratório – na qual foram utilizados frascos de protetor solar e condicionador -, o grupo teve a oportunidade de constatar que as embalagens convencionais podem ocasionar o desperdício de até 14,97% do conteúdo armazenado.

A equipe, formada pelos alunos Débora Paula Botaro, Gabriel Marangoni Minicheli, Francisco Barsalini e Letícia Mokarzel, do Cotuca, contou com a orientação da mentora Maria Cristina Moliterno, consultora de coaching, e das professoras Fabiane de Mores e Vera Lucia Gomes. Os alunos contam que a ideia do projeto surgiu durante um trabalho em uma disciplina técnica de embalagem de alimentos. Eles afirmam que seu aprendizado durante o Inova Jovem complementa a experiência adquirida na sala de aula. “No Cotuca, o laboratório faz parte das nossas vidas e nós temos uma visão mais técnica do mundo, mas o Inova Jovem nos ensina a ver, pela perspectiva comercial, que as coisas são mais abrangentes, mais amplas, mais relativas”, afirma a equipe.

iNova Geração é uma das seis finalistas do programa Inova Jovem. A final da competição acontece no próximo dia 10 de outubro, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. O Inova Jovem está em sua primeira edição e tem como patrocinadoras a Griaule, a Escola Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.