Workshop: Culturas da inovação: da formação até o empreendedorismo

Data: 29 de agosto

Horário: 9h às 13h

Local: Unicamp, Auditório I da AFPU, localizado no Prédio da AFPU em frente ao Prédio da Reitoria 2. Na Rua da Reitoria, nº 35, prédio da reitoria 6

Palestras em francês com tradução simultânea

Inscrições gratuitas e limitadas.

A Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com o Techno Park Campinas e o Consulado Geral da França em São Paulo promovem o evento no contexto do marco da cooperação cientifica, técnica e econômica entre a França e o Brasil.

O workshop se propõe a apresentar iniciativas da França para desenvolver a cultura da inovação, da universidade à empresa, e debater as oportunidades de intercâmbios e parcerias entre instituições francesas com a Unicamp e o parque TECHNOPARK.

9h00-9h15

Prof. Milton Mori, Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

9h15-9h40

O marco Institucional de cooperação entre a França e o Brasil no âmbito da inovação

Dr. Gérard Chuzel, Adido de Cooperação para Ciência e Tecnologia, Consulado geral da França em São Paulo

9h40-10h10

Promover a cultura da inovação: uma visão necessariamente internacional

Prof. Marc Giget, Presidente do Instituto Europeu das estratégias criativas e da Inovação

10h10-10h30

Pausa café

10h30-10h50

Inovação aberta, compartilhamento de experiências e boas praticas: o clube de paris dos diretores de inovação e as sessões de formação.

Chantal Vérité, Pesquisadora, Instituto Europeu das Estratégias Criativas e da Inovação

10h50-11h10

Role do empreendedor na criação de empresas inovadoras

Prof Florent Pratlong, Ecole de management de la Sorbonne, Paris 1, Cátedra Levi Strauss “Inovação” da USP

11h10-11h30

TECHNOPARK : um iniciativa privada para promover a inovação num âmbito internacional

José Luiz Guazzelli, Diretor do TECHNOPARK Campinas

11h30-11h50

Tema: “Insetos Transgênicos uma realidade que nasce no laboratório da empresa OXITEC instalada no TECHNO PARK CAMPINAS para o combate à dengue”

Guilherme Trivellato, Supervisor de Produção da Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda

12h-13h

Mesa redonda:Possíveis eixos de cooperação entre Campinas e a França no âmbito da inovação.
Moderador: Gérard Chuzel – Adido de Cooperação Científica e Tecnológica do Consulado da França

Participações: Prof. Milton Mori, diretor da Inova Unicamp, Presença do Município de Campinas : Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo Dr. Samuel Rossilho e Diretora de Desenvolvimento Econômico Mariana Savedra Pfitzner; Presidente do Instituto Europeu das estratégias criativas e da Inovação, Prof. Marc Giget, e diretor do TECHNO PARK CAMPINAS José Luiz Guazzelli.