Conheça os projetos que concorrem ao Prêmio Inova 2016

Texto: Carolina Octaviano

Visitantes poderão conhecer os 12 projetos finalistas do Prêmio Inova de Iniciação à Inovação durante o Congresso da Iniciação Científica da Unicamp que ocorre nos dias 19 a 21 de outubro no período da tarde no Ginásio de Esportes no campus da Unicamp em Campinas.

Uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp, o Prêmio Inova chega à nona edição este ano com o recorde de 88 trabalhos inscritos para três categorias: Tecnológicas, Exatas e Biológicas. A inscrição para concorrer ao Prêmio Inova é feita no site do Congresso no momento de registro dos trabalhos, quando os alunos podem optar entre concorrer ao Prêmio Inova ou ao Prêmio PIBIC. O Prêmio Inova é voltado para pesquisas com potencial de geração de produtos inovadores para a sociedade.

Os 12 trabalhos finalistas foram escolhidos por uma comissão interna da Inova Unicamp. A avaliação final dos três vencedores será feita por avaliadores externos relacionadas às empresas parceiras da Agência de Inovação: Baita AceleradoraInsitu Terapia CelularAsGa SistemasPST PositronDPR Engenharia e FM2S.

Os três projetos vencedores serão premiados em R$ 6 mil reais, sendo R$3 mil para o aluno e R$ 3 mil para o docente responsável. O anúncio será feito em cerimônia conjunta com os prêmios Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que será realizada em 16 de dezembro, no auditório do CDC na Unicamp.

Conheça os 12 projetos finalistas abaixo:

Categoria Biológicas:

– “Desenvolvimento e caracterização de filmes lipídico-biopoliméricos funcionais para liberação transdérmica de lidocaína”, desenvolvido pela aluna Bárbara Oliveira de Paula, do Instituto de Biologia (IB);

– “Carreadores lipídicos nanoestruturados à base de óleo de coco para liberação sustentada de indometacina”, estudo realizado pela aluna do IB, Flávia Monique Rocha Bonetti;

– “Animalculo Project – A remote laboratory”, da aluna Gabriela Ferreira de Souza, também do instituto de Biologia; e, por último,

– “Avaliação das propriedades mecânicas e mucoadesão de géis poliméricos termorreversíveis para liberação bucal de ibuprofeno”, desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), pela aluna Stephany Di Carla Santos.

Esta categoria terá como avaliadores Maria Aledo, da Baita Aceleradora e ex-diretora de P&D da Johnson&Johnson, e Carolina Caliari, da Insitu Terapia Celular, empresa pré-incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Categoria Tecnológicas:

– “Use of Optical Fiber Sensor and Design of Experiments Statistical Methodology for Improving Dye Retention in a Quartz Ceramic Porous Material”, desenvolvido pelo graduando Marco César Prado Soares, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM);

– “Projetos de prospecção do potencial de inovação de pesquisa de um grupo de pesquisa, que pode ser ou não do orientador”, realizado pela aluna da Faculdade de Farmácia, Raísa Rafaela Santos de Gusmão;

– “Aproveitamento Energético de Resíduos com Alta Carga Orgânica”, pesquisa desenvolvida por Pedro Henrique Bordinhon de Castro, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA);

– “Projeto Conceitual para dosadores de fertilizantes sólidos”, do aluno Andrei Grespan, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri); e

– “Análise de Ferramentas de captura de baixo custo para levantamento de edificações existentes visando a construção de modelos As-built BIM”, estudo realizado pelo aluno Pablo Bruno Almeida Cunha, da Faculdade de Tecnologia (FT).

Atuarão como avaliadores, nesta área do conhecimento:  Michel Cusnir, diretor de negócios da AsGa Sistemas, e Marcos Ferretti, sócio fundador da Positron.

Categoria Exatas:

– “Ligas de Magnésio-Níquel para Armazenagem de Hidrogênio Processadas por Laminação a Frio”, do aluno Andressa Pedrini Falcon, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA);

– “Prospecção do impacto das ferramentas de software criadas pela DSPGeo nas diversas etapas da cadeia de upstream para prospecção de Óleo e Gás”, da graduanda pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Tainá Souza; e

– “Painel solar giratório”, pesquisa desenvolvida por Danilo Gardini, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW).

Os avaliadores serão Virgílio Marques do Santos, doutor em Engenharia Mecânica e gerente de projetos da FM2S, e Denis Shiguemoto, co-fundador da DPR Engenharia.