Futuro diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi é apresentado à equipe

Por Juliana Ewers

Em um encontro informal realizado hoje na CPV (Casa do Professor Visitante), foi apresentado pelo atual diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Professor Milton Mori, seu sucessor no cargo a partir do dia 1º de agosto: o Professor Newton Frateschi, vindo do Instituto de Física da Unicamp.

Estavam presentes no evento: o Reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel; os pró-reitores da universidade; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben; e os funcionários do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Na abertura do encontro, o Professor Milton Mori ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Inova Unicamp desde sua criação – há 14 anos – e de que forma isso tem impactado positivamente a consolidação de um ecossistema de excelência no entorno da universidade, para a promoção da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica. Nesse sentido, destacou que o Professor Frateschi terá uma missão e tanto ao assumir o cargo.

“Desejo boa sorte ao Newton nessa empreitada. Sou muito grato à equipe pelo brilhante trabalho que eles têm desempenhado. Os números da Inova Unicamp são motivo de muito orgulho para nós e são reconhecidos nacionalmente e também internacionalmente. Mas é claro que ainda existem desafios pela frente”, afirmou.

Na sequência, tomou a palavra o Professor Frateschi. “A Inova Unicamp tem um importante papel dentro da universidade, pois é a ponte que nos conecta ao mercado. Temos que continuar trabalhando para que isso se fortaleça e que a Inova também seja ainda mais reconhecida pela comunidade interna”, destacou.

Em sua bagagem, o Professor Frateschi traz a experiência da vida acadêmica e também de mercado.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, André Von Zuben, pontuou em seu discurso o papel importante que a Unicamp tem desempenhado na área de inovação e reconheceu que esse foi um dos quesitos que a levaram a ser eleita a melhor universidade da América Latina, de acordo com o THE (Times Higher Education) Ranking, divulgado na semana passada.

“Se estivéssemos a falar apenas em formação de mão de obra qualificada, a Unicamp estaria muito bem, porque faz isso com muita maestria, mas seria apenas uma faculdade, digamos assim. Mas aqui está o real conceito de universidade, de ter como meta mais do que isso. E nesse sentido, a Unicamp tem feito um belo trabalho na promoção do ecossistema de inovação e no fortalecimento das conexões entre os agentes. Exemplo disso é o InovaCampinas”, reforçou o secretário ao citar o evento que é uma realização da Fundação Fórum Campinas Inovadora e da Unicamp, através da sua Agência de Inovação. O encontro conta também com a correalização da Prefeitura de Campinas.

Fechando os pronunciamentos, o Reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel, agradeceu o empenho do Professor Milton Mori ao longo dos quatro anos e três meses que ficou à frente do cargo como diretor-executivo. “Apesar de não estar mais no cargo a partir de 1º de agosto, sabemos o quanto o Professor Milton colaborou e colabora com a Unicamp, com os contatos que faz e as ações que lidera. Sendo assim, ele assumirá um papel de embaixador da Unicamp, pois sabemos que ele continuará conosco atuando em prol da universidade”, salientou o reitor.

Professor Knobel encerrou sua fala destacando a importância do trabalho em sinergia com a Prefeitura de Campinas, para dar conta dos desafios existentes no município.