Grande empresa, empreendedor e agência do Governo debatem inovação baseada em novos negócios na 16ª Conferência Anpei de Inovação

FONTE: DIVULGAÇÃO

Cada dia mais, cresce a busca de empresas por startups para criar novos negócios que impulsionem a inovação. Essa prática permite a formação de um ecossistema empreendedor, que muda totalmente a forma como as empresas investem em tecnologia e inovação. Frente à essa nova questão, a 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte – MG, realizará um painel para debater a prática de corporate venture.

O debate será mediado pelo Gerente de Inovação da Braskem e Diretor da Anpei, Rafael Navarro, e tem o objetivo de expor o funcionamento da prática de corporate venture, que cresce de forma exponencial por ser diferente dos modelos de capital de risco tradicionais, nos quais os investidores financiam o crescimento de novos negócios. Neste modelo, é investido mais do que capital, ou seja, as empresas oferecem profissionais, conhecimento de mercado, estrutura operacional e canais de distribuição, que também têm grande valor para as startups.

Com a mudança de perspectiva sobre a inovação, as startups estão ganhando espaço ao propor soluções que também são de interesse das grandes empresas. Esse é o caso da Virturian, que desenvolveu um software, a partir do conceito de Indústria 4.0, que analisa e prevê quando algum motor elétrico apresentará problemas.

“A tecnologia diminui o risco de paradas na produção devido à quebra de equipamentos, que pode gerar um grande prejuízo para à indústria”, conta João Marinheiro, Diretor de Vendas da Virturian, que se tornou aliada de grandes empresas que utilizam seus produtos.

Propor soluções para empresas de grande porte é um dos caminhos para os negócios nascentes. E é essa visão do empreendedor que Marinheiro mostrará durante o Painel Inovação Baseada em Novos Negócios, que acontece no dia 31 de outubro das 14h às 15h no palco Meu Primeiro Negócio durante a 16ª Conferência Anpei em Belo Horizonte.

Para apresentar diferentes perspectivas desse tipo de inovação, o painel reunirá representantes de uma grande empresa, do empreendedorismo e de uma instituição do governo que fomenta a relação entre startups e grandes corporações, representada pela Gerente de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos, que falará sobre o programa Startup-Indústria e a visão do governo na promoção dessa relação.

De acordo com pesquisa realizada pela ABDI, com 408 empresas da indústria de transformação, 21% delas já realizam negócios com startups; 45% ainda não sabem como proceder, mas estão se preparando para uma futura conexão com empresas novas; e 21% ainda não têm interesse.

Junto de Marinho e Elisa, estará presente também o Vice-presidente de Estratégia e Inovação do Grupo Algar, que contará sobre a experiência da empresa em inovar através de novos negócios, desde as iniciativas até os aprendizados. Esta é uma das poucas empresas brasileiras a criar um fundo de investimento para inovação.

Confira a programação da 16ª Conferência Anpei de Inovação

Buscando propiciar aos seus participantes uma experiência do ecossistema de inovação, através de visitas técnicas especialmente programadas, e com um layout integrador, painéis, debates, experimentações práticas, networking e vivências acontecerão em ambientes integrados.

Com o tema central “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, o evento irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

As palestras com especialistas nacionais e internacionais abordarão tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I.

Confira a programação completa: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/

Participe

As inscrições estão abertas. Faça a sua: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/