Hackathon Embrapa – Edição Campinas abre inscrições

Para estimular a criação de tecnologias que contribuam no desenvolvimento da agricultura brasileira, a Embrapa Informática Agropecuária realiza o 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas. A maratona de programação, que ocorre em 18 de outubro, está com inscrições abertas até 30 de setembro.
Interessados em participar devem formar equipes de quatro pessoas e se inscrever gratuitamente no site da competição. O desafio proposto para o evento envolve o desenvolvimento de propostas de aplicativos móveis para apoiar o processo de coleta de informações e o processamento e armazenamento de dados, visando ao diagnóstico de doenças em cultivos agrícolas a partir de imagens digitais.
Pesquisas com imagens de plantas para diagnóstico de doenças vêm sendo realizadas pela Embrapa desde o início dos anos 2000, mas ainda existe uma dificuldade em se obter imagens em grande quantidade e alta qualidade. Problemas como falta de foco e brilho excessivo na superfície das folhas são enfrentados por grupos de pesquisa no País e no exterior, mostrando a necessidade de se aprimorar técnicas para o diagnóstico automático de doenças em plantas a partir de fotografias.
O principal objetivo do Hackathon é valorizar e reconhecer a criatividade das equipes participantes em criar soluções baseadas em tecnologia da informação, com foco em software, que apoiem o setor agrícola brasileiro, de acordo com a comissão organizadora.
A maratona
Cada grupo inscrito pelo site deve possuir, pelo menos, dois integrantes com formação completa ou incompleta na área de Exatas, além de conhecimento em programação de computadores. Todos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. As oito melhores equipes inscritas, conforme avaliação curricular, serão selecionadas para participar da maratona.
Serão premiados os três grupos com melhor desempenho. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a utilidade do aplicativo proposto, aplicabilidade da solução ao setor agropecuário, interface e experiência do usuário, criatividade, inovação e originalidade da solução proposta, e qualidade do código, que envolve clareza, modularização, facilidade de manutenção e documentação.
O 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas conta com apoio da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Informática de Municípios Associados (Ima) e Baita Aceleradora. O patrocínio é do Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática (Sidi-Samsung), CI&T e SP Ventures.
Mais informações podem ser obtidas no site da competição ou pelo e-mail da organização: cnptia.hackathon@embrapa.br.
FONTE: DIVULGAÇÃO