Iniciativa Startups Connected abre inscrições para sua segunda edição

Iniciativa Startups Connected, em parceria com importantes empresas, busca startups brasileiras e alemãs para 8 desafios

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) foi palco no último dia 30 de maio do evento “Startups Connected – Conectando Desafios a Soluções Inovadoras”.O momento representou o fim da primeira edição da Iniciativa Startups Connected e lançamento da segunda edição. A iniciativa centraliza todas as ações direcionadas a startups, como um prêmio (Prêmio Brasil Alemanha de Startups), um programa de aceleração (AHK Startups Accelerator) e uma categoria de associação exclusiva para startups (AHK Startups Hub).

Durante a ocasião, Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, e Nathalia Tavares, sócia na consultoria TroposLab, explicaram a dinâmica de toda a Iniciativa Startups Connected. Resumidamente, o Prêmio Brasil-Alemanha de Startups visa identificar e qualificar startups de acordo com a demanda dos patrocinadores e apoiadores. Enquanto isso, o programa de aceleração tem como objetivo desenvolver as companhias empreendedoras e promover negócios entre elas e as empresas envolvidas.

Segundo a maioria dos participantes da 1ª edição, a rede de grandes e médias empresas que a Câmara Brasil-Alemanha possui, assim como seus parceiros, é um dos pontos mais importantes da aceleração e o principal diferencial da iniciativa Startups Connected. “O grande diferencial da aceleração é conectar você com o mercado”, diz Ezequiel Vedana, da Piipee, startup selecionada pela BASF.

Além disso, o sócio-fundador da Oxiot, Edson Renel, também mencionou a questão do capital humano. “Essa formação nos ajudou bastante, como executivos de uma startup, a melhorar a nossa visão de sócios e empreendedores”. Para Marcio Mariano, da Forsee, startup selecionada pela Siemens, o suporte jurídico da aceleração ajudou a saber como é que tratariam as questões de propriedade intelectual antes de sair ao mercado.

Segunda Edição Startups Connected

A segunda edição segue o mesmo modelo da primeira, porém com novos benefícios e desafios.

Categorias:

  • Cidades do Futuro (BASF);
  • Agricultura Digital (Bayer);
  • B2Bank (BMG Uptech);
  • Eletromobilidade (GIZ);
  • Excelência Industrial (Prensas Schuler);
  • Governo Digital (SAP);
  • Inteligência Artificial (Siemens);
  • Conectividade (Volkswagen);
  • Alemanha (DWIH).
  • Algumas novidades para esta edição:
  • Possibilidade de ser incubado pela Ahoy! Berlin;
  • Possibilidade de receber investimento do Banco BMG em troca de participação minoritária;
  • Possibilidade de participar de um roadshowpela Alemanha;
  • Possibilidade de participar do Prêmio Ideias4Action do Banco Mundial.

Quais são os benefícios?

Para patrocinadores e apoiadores os benefícios são, entre outros, fomentar o ecossistema de startups, além de encontrar por meio delas soluções inovadoras para demandas em áreas estratégicas de seu negócio.

Já para as startups existem diversas oportunidades, como realizar um pitch no Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, participar em ações na Alemanha e até mesmo receber investimento em troca de participação minoritária, sem contar o próprio programa de aceleração feito pela TroposLab.

Quem pode participar?

Podem participar startups estabelecidas no Brasil ou na Alemanha que tenham sinergia com as categorias (desafios). As categorias são definidas de acordo com as demandas dos patrocinadores e apoiadores.

Para se inscrever e saber todos os benefícios da iniciativa Startups Connected, acesse o site www.startupsconnected.com.br.

Fonte: divulgação