Inova recebe empresas interessadas no licenciamento do colírio para Retinopatia Diabética

Encontro expôs as possibilidades de exploração comercial da tecnologia

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Marina Nania

Visando uma abordagem proativa para o licenciamento de tecnologias, a Inova Unicamp realizou reunião na última sexta-feira, dia 7, com empresas interessadas em encaminhar propostas para o edital de licenciamento, em caráter exclusivo, da tecnologia para tratamento e prevenção da Retinopatia Diabética. Estiveram presentes no evento as empresas Única, Cristália, União Química e Hipermarcas.

“O evento é muito importante, pois torna factível o encaminhamento de propostas adequadas. Além disso, as empresas puderam tirar dúvidas sobre a tecnologia e os próximos passos para inserção no mercado”, aponta Iara Ferreira, diretora de parcerias da Inova.

Além das que compareceram, demais empresas interessadas no licenciamento da tecnologia podem encaminhar propostas até o próximo dia 31 de julho, às 17 horas.

O edital está disponível em: https://www.inova.unicamp.br/parcerias/editais/

Mais informações sobre a tecnologia

Desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a tecnologia surge como uma alternativa não-invasiva para o tratamento da doença, ocasionada por alterações neurais e vasculares na retina, geradas pelo efeito tóxico de altas taxas de glicemia (glicose no soro). A Retinopatia Diabética (RD), em estágios mais avançados, pode levar à perda da visão. Atualmente, as opções disponíveis para o tratamento incluem a fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirurgia, gerando desconforto e incômodo ao paciente. A tecnologia tem como um dos pontos positivos o fato de poder ser ministrada nas fases precoces da doença ou como medida de prevenção, uma vez que atua como neuroprotetor da retina. Com resultados bastante promissores, já foram realizados testes in vivo, em ratos de laboratório experimentalmente diabéticos.

Para mais informações sobre a tecnologia, clique aqui.