IPT apresenta iniciativas de apoio tecnológico a micro e pequena empresas durante o InovaCampinas

Texto: Marina Nania

Com 118 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) tem como objetivo ajudar a indústria, os governos e a sociedade a superar desafios. A instituição acaba de confirmar sua presença no estande da Rede Inova SP no InovaCampinas 2017, onde irá apresentar seus serviços, dentre os quais destacam-se as iniciativas de apoio tecnológico voltadas às micro e pequena empresas (MPEs).

O IPT é uma empresa estatal de pesquisa credenciada pela Embrapii para o desenvolvimento de novos materiais e processos biotecnológicos, oferecendo suporte às empresas que desejam desenvolver projetos de P&D. Atende também  MPEs oferecendo suporte para adequar produtos e processos para atender aos requisitos técnicos dos mercados nacionais e internacionais, implementa melhorias na organização da gestão da produção, adequa os processos e produtos aos  requisitos de sustentabilidade e realiza atendimentos tecnológicos para que as empresas superem gargalos de seu processo produtivo. Saiba mais sobre os projetos de extensão e desenvolvimento tecnológico do IPT aqui.

A gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do IPT, Flávia Motta, conta que o Instituto atende os mais diferentes perfis de empresas que queiram desenvolver projetos de P&D, seja em escala laboratorial ou piloto, necessitem aferir e calibrar seus instrumentos, fabricantes que precisem realizar ensaios e testes de seus produtos. Atende também órgãos públicos, sejam de prefeituras ou dos governos estaduais e federal, que necessitem consultoria ou suporte técnico para formulação e implantação de políticas públicas. Por fim, também oferta cursos de especialização tecnológica para profissionais.

“O grande direcionador das pesquisas do IPT é a superação dos gargalos tecnológicos que as empresas e governos enfrentam. A chave para atender a estas demandas é combinar competência técnica, infraestrutura laboratorial e recursos de fomento”, acrescenta.

Quanto à relação entre o IPT e as empresas, Motta explica que, em um primeiro momento, o pesquisador do Instituto busca compreender em profundidade a demanda do parceiro, para que possa formar a equipe que congregue as competências humanas necessárias para desenvolver o projeto. A viabilização da parceria, em grande parte das vezes, passa pela busca por recursos de fomento, podendo ser Embrapii, Finep, BNDES, Fapesp, entre outros. Para desenvolver o projeto, a equipe conta com a infraestrutura laboratorial de ponta do Instituto. “Essa combinação de fatores é a chave do IPT para promover a inovação em parceria com empresas dos mais diferentes perfis”, finaliza.

Interessados em saber mais sobre as iniciativas do IPT podem visitar a instituição no estande da Rede Inova São Paulo na área de exposição do InovaCampinas, durante o período da manhã. Para marcar uma reunião com o IPT durante o evento, escreva para brunodavid@ipt.br.

Fonte: Rede Inova SP