Palestra sobre inovação e empreendedorismo é destaque na abertura do Congresso de IC da Unicamp

O trabalho realizado pela Inova e a experiência de ex-alunos empreendedores foram abordados

Texto e fotos: Carolina Octaviano

Com o tema “inovação e empreendedorismo: a experiência da Unicamp”, a palestra ministrada pelo Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi um dos destaques da abertura do 25º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. O Congresso ocorre nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no CDC e no Ginásio de Esportes da universidade. Além da palestra, a Inova Unicamp está presente por meio das avaliações dos projetos finalistas do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e na área de exposições com um estande, local onde interessados podem conhecer o trabalho da Agência, tirar suas dúvidas e conferir o funcionamento de uma impressora 3D, em parceria com a empresa MartaDuino.

Na cerimônia inicial, o reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel, ressaltou o grande volume de projetos expostos nos três dias do Congresso, que, além de conhecimento científico, geram inovações tecnológicas. Além disso, mencionou o posicionamento da Unicamp em um novo ranking QS, divulgado recentemente, no qual a Unicamp figura como a segunda melhor universidade da América Latina. “O impacto das pesquisas realizadas aqui, certamente, colaborou para isso e faz a diferença na formação de vocês”, afirma.

O Reitor da universidade aproveitou a ocasião para lembrar que, diante da atual crise financeira que a Unicamp enfrenta, é importante mostrar que o que é gerado nos laboratórios da instituição refletem e trazem benefícios para a sociedade. “Temos um desafio de nos recuperar e mostrar para a sociedade a força da universidade pública”, pontua.

Já Frateschi mostrou, logo no início de sua fala, que há um caminho diferente além da pesquisa: o do empreendedorismo a partir da inovação tecnológica. Além disso, o diretor-executivo da Inova lembrou que a inovação deve ter impacto econômico e social. Outro ponto destacado por ele foi o papel da inovação no ranqueamento da Unicamp como a segunda maior depositante de patentes no país. “Isso tem tudo a ver com o que o Professor Marcelo falou aqui”, lembra.

Ele, que explicou o papel e as áreas atendidas pela Inova, comentou ainda que o principal papel da universidade é, acima de tudo, gerar recursos humanos de alta qualidade, para que, ao chegarem ao mercado, possam atuar no mercado de maneira inovadora. Sendo assim, o docente abordou alguns cases de empreendedores de sucessos oriundos da Unicamp, tais como Fabrício Bloisi, da Moville, e de César Gon, da CI&T. “As empresas-filhas da Unicamp geram uma vez e meia o orçamento da Unicamp. Isto é uma forma de devolver à sociedade o que ela tem investido na gente”, concluiu.