Professores e alunos são homenageados por pesquisas inovadoras no Prêmio Inova

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Vanessa Fujihira e Carolina Octaviano

Os projetos “Animalculo Project – A remote laboratory”, “Ligas de Magnésio-Níquel para Armazenagem de Hidrogênio Processadas por Laminação a Frio” e “Use of Optical Fiber Sensor and Design of Experiments Statistical Methodology for Improving Dye Retention in a Quartz Ceramic Porous Material” foram os vencedores nas categorias Biológicas, Exatas e Tecnológicas, respectivamente, da nona edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. Os vencedores foram conhecidos durante solenidade que contemplou também os prêmios institucionais “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz”, “Prêmio Reconhecimento docente pela dedicação ao ensino da Graduação” e “Mérito Científico XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp – PIBIC”, realizada nesta sexta-feira, no auditório do CDC da Unicamp. Além de certificados, os vencedores – alunos e professores orientadores – foram premiados com o valor de 3 mil reais cada, com o intuito de estimular a continuidade dos projetos.

A iniciativa, que é realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e a Reitoria da Unicamp, homenageia professores e alunos por trabalhos de iniciação científica com potencial de geração de produtos inovadores para a sociedade. Vale lembrar que, após a inscrição dos projetos no Prêmio, houve a avaliação da banca interna e, durante o último Congresso de Iniciação Científico da Unicamp, empreendedores com ampla experiência de mercado também puderam avaliar os trabalhos. Inscreveram-se para esta edição 88 projetos, nas três categorias do prêmio. Já em 2015, foram 62 projetos inscritos. Confira a reportagem aqui.

Editada

Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, destacou o crescimento na procura pela premiação, por parte dos alunos e docentes da Universidade. Na opinião dele, o fato está diretamente ligado à ampliação da cultura empreendedora na Unicamp. “Isto mostra o nosso empenho em fortalecer a cultura da inovação da Unicamp”. Na ocasião, Mori também lembrou que, neste ano, a Unicamp conquistou a marca de mil patentes depositadas, além de mencionar o esforço da Agência e da Universidade para levar tecnologias inovadoras ao mercado. “Transformar tecnologias em negócio é muito importante, principalmente em um momento de crise como estamos vivendo”, pontua.

Professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, lembra a importância da homenagem aos docentes e discentes da Unicamp. “Se este não é o dia mais importante, é o dia mais especial para a Universidade. É o dia em que reverenciamos a dedicação, a qualidade, o compromisso acadêmico e de pesquisa, e a transformação do conhecimento em benefício da sociedade”, frisa.

Conheça os vencedores desta edição

Biológicas

Projeto: Animalculo Project – A remote laboratory

Aluno(a): Gabriela Ferreira de Souza

Orientador: Prof. Eduardo Galembeck

Instituto: IB

Exatas

Projeto: Ligas de Magnésio-Níquel para Armazenagem de Hidrogênio Processadas por Laminação a Frio

Aluno(a): Andressa Pedrini Falcon

Orientador: Prof. Ricardo Floriano

Instituto: FCA

Tecnológicas

Projeto: Use of Optical Fiber Sensor and Design of Experiments Statistical Methodology for Improving Dye Retention in a Quartz Ceramic Porous Material.

Aluno(a): Marco César Prado Soares

Orientador: Prof. Carlos Kenichi Suzuki

Instituto: FEM

Para saber mais sobre o Prêmio, acesse: www.inova.unicamp.br/premioinova