Publicado edital para licenciamento de tecnologia para tratamento e prevenção da retinopatia diabética

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Empresas interessadas no licenciamento, em caráter exclusivo, da tecnologia que previne e trata a retinopatia diabética já podem encaminhar suas propostas para a Agência de Inovação Inova Unicamp. O edital, que recebe propostas até o próximo dia 31 de julho, às 17 horas, visa tornar pública a contratação da proposta mais vantajosa para uso e comercialização, com exclusividade, da tecnologia intitulada “Composição e Formulação Farmacêutica para Tratamento Ocular Não Invasivo e seus usos”.

Desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a tecnologia surge como uma alternativa não-invasiva para o tratamento da doença, ocasionada por alterações neurais e vasculares na retina, geradas pelo efeito tóxico de altas taxas de glicemia (glicose no soro). A Retinopatia Diabética (RD), em estágios mais avançados, pode levar à perda da visão. Atualmente, as opções disponíveis para o tratamento incluem a fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirurgia, gerando desconforto e incômodo ao paciente.

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a população com diabetes no mundo chegará a 366 milhões em 2030. Ainda, de acordo com este mesmo levantamento, a América do Norte é o maior mercado de oftalmologia do mundo, seguido pela Europa e Ásia. Vale lembrar que o mercado oftalmológico está em expansão não somente no Brasil, mas em outros países.  E é neste contexto que a empresa selecionada pelo edital estará apta a explorar a tecnologia.

A composição e formulação, com patente depositada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e um pedido de PCT, proteção esta que possibilita a exploração comercial da tecnologia em outros países, tem como um dos pontos positivos o fato de poder ser ministrada nas fases precoces da doença ou como medida de prevenção, uma vez que atua como um neuroprotetor da retina. Com resultados bastantes promissores, já foram realizados testes in vivo, em ratos de laboratório experimentalmente diabéticos.

O edital, a minuta da licença, o termo de confidencialidade e os anexos estão disponível aqui. No dia 07 de julho, haverá uma apresentação detalhada da tecnologia, somente para empresas interessadas no licenciamento, que devem se inscrever pelo e-mail edital@inova.unicamp.br.

Para outras informações, entrar em contato com a Área de Parcerias da Inova, pelos telefones 3521-4952 / 3521-2607 / 3521-2612 / 3521-5010 ou pelo endereço parcerias@inova.unicamp.br

Confira o perfil tecnológico: 908_RETINOPATIA

0001     0002