Unicamp desafia alunos a desenvolverem modelos de negócio para patentes da universidade

Texto: Juliana Ewers

A preocupação de levar as tecnologias da universidade ao mercado fez a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibilizar mais de 50 patentes de seu portfólio, para que alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo de todo o Brasil desenvolvam modelos de negócio e as transformem em startups.

Todo esse trabalho é parte do Desafio Unicamp 2017 de Inovação Tecnológica, uma competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp que chega a sua sétima edição esse ano e que está com inscrições abertas até o dia 26 de março.

Ao longo de quatro meses, os participantes, divididos em equipes de três a cinco integrantes, passam por uma série de capacitações. Fase à fase, os melhores projetos vão sendo selecionados até chegar aos seis times finalistas, que apresentam o modelo de negócio para uma banca de avaliadores, formada não só por membros da Agência de Inovação, mas também por empreendedores, investidores e representantes de empresas.

“A missão da Inova Unicamp é identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O Desafio Unicamp nasceu justamente com a proposta de fomentar o ciclo da inovação, levando o conhecimento gerado dentro da universidade para empresas e startups, que, por sua vez, vão trabalhar em benefício das pessoas e promover o desenvolvimento econômico. A cada ano, uma startup é criada a partir do Desafio Unicamp. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, avalia o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Dr. Milton Mori.

A capacitação que abre o Desafio Unicamp é o Workshop prático de Lean Canvas – uma metodologia de modelagem de negócio –, marcado para o dia 8 de abril e que será ministrado por Domenico Greco, consultor de inovação e especialista nessa área pela Università della Calabria (Itália).

Na ocasião, as equipes inscritas na competição terão sessões de speed mentoring, com profissionais de mercado, que auxiliarão os participantes a identificar oportunidades de negócio para as tecnologias que eles escolheram.

A participação na competição é gratuita e os participantes recebem certificado a cada etapa.

Desde sua primeira edição, o Desafio Unicamp já capacitou 1,7 mil pessoas em Business Model Canvas. Fazem parte da rede da Inova Unicamp mais de 120 mentores acadêmicos e empresariais. A competição já registrou participantes vindos de 11 Estados brasileiros diferentes.

Desafio Unicamp 2017 de Inovação Tecnológica
Competição aberta a alunos de graduação, pós-graduação e interessados em empreendedorismo de todo o Brasil
Inscrições abertas até 26 de março
Participação gratuita
www.inova.unicamp.br/desafio

O Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma competição de empreendedorismo baseada em tecnologias da Unicamp. A iniciativa é organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. São patrocinadores desta edição a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria, a Baita Aceleradora, a Acceleratus, a Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , o Governo Federal e o Banco do Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Ciesp Campinas, da Câmara Brasil Alemanha, da Anjos do Brasil, do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da University of Florida, da Campinas Startups, da Incamp, da Unicamp Ventures e da Liga Empreendedora.