Em uma semana de captações, Fundo Patrimonial Lumina recebe R$300 mil

Edição de imagem

O Fundo Patrimonial da Unicamp, Lumina, já recebeu as primeiras doações. Em uma semana de captações, foram R$300 mil doados ao fundo, que tem o objetivo de contribuir com o financiamento de projetos e iniciativas da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Os primeiros doadores incluem o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; professor Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior da Elsevier; o CEO da CI&T, Cesar Gon; o CEO da Quinto Andar, André Penha; o CEO do Ifood, Fabrício Bloisi, entre outros.

No momento, o Fundo Lumina, que será composto por ativos financeiros e bens móveis e imóveis, está recebendo doações em dinheiro, que podem ser encaminhadas por transferência bancária ou PIX (veja como doar abaixo). Os 100 primeiros doadores que encaminharem valores acima de R$3 mil serão considerados doadores fundadores do fundo. As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídica e os seus rendimentos serão investidos em projetos da Universidade.

“A Universidade brasileira é de altíssimo nível e tem enorme potencial para gerar ainda mais valor para a sociedade. Mas está sofrendo com a falta e recursos. O fundo endowment é uma forma de apoiar que a formação e pesquisa de qualidade continuem acontecendo. Não vai substituir o papel do Estado no fomento à pesquisa, mas pode contribuir”, aponta Andreia Marques, que coordena a captação de recursos.

Criação do Lumina

O Lumina foi criado através da Deliberação Consu-A-029/2019, com a missão de atrair e fornecer recursos de forma perene para financiar projetos e iniciativas da Unicamp em ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, cultura e assistência. O lançamento ocorreu em outubro de 2020. A Organização Gestora do fundo é formada por orgão independente, com CNPJ próprio, que atua na captação e gestão das doações obtidas e do patrimônio constituído.

O Conselho de Administração do Lumina é composto pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; o diretor executivo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), Newton Frateschi; a diretora do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), Marta Cristina Teixeira Duarte; o professor da Faculdade de Educação Física Paulo César Montagner; e os empresários Cesar Gon, CEO da CI&T, Fabricio Bloisi, CEO da iFood, e André Penha, CTO da QuintoAndar, três das empresas filhas da Unicamp.

“O fundo patrimonial da Unicamp é o início de um sonho grande, de construção de um ciclo virtuoso de excelência, onde a riqueza gerada pela educação retorna para a universidade e contribui para mais investimentos em ensino, pesquisa científica e tecnológica. É o empreendedorismo mudando o mundo através da educação e da ciência”, avalia Cesar Gon, que também é ex-aluno da Unicamp.

Saiba como doar

As doações podem ser feitas em qualquer valor. Para doar, os dados da conta do Fundo Patrimonal Lumina são:

Banco Santander

Agência: 1693

Conta corrente: 13000006-1

Fundo Patrimonial da Unicamp FPU

CNPJ 40.950.410/0001-18

Chave PIX 40950410000118

Visite também o site do Lumina

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: captacao.lumina@funcamp.unicamp.br

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida do campus da unicamp, em vista área noturna, e em cima da fotografia a logo do fundo Lumina, com os dizeres "lumina, fundo patrimonial da unicamp"