Startup incubada na Incamp e contemplada pelo PIPE Fapesp busca soluções para doenças do fundo de olho

Texto por Marina Moura.

No início de 2020, a R&R NovaBio Ocular – startup de pesquisa e inovação na área ocular – foi contemplada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A startup de hard science nasceu no início de 2019 a partir da combinação do talento, propósito e dedicação exclusiva de seus sócios-fundadores, Mariana Aparecida Brunini Rosales e Franco Aparecido Rossato, e desde julho do mesmo ano faz parte do programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Tanto Rosales quanto Rossato possuem uma extensa trajetória acadêmica, sendo pós-graduados em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorados na Harvard Medical School. Com a criação da R&R NovaBio Ocular, os pesquisadores se tornaram também empreendedores.

Tendo em comum a paixão por invenções e pelo empreendedorismo, os sócios criaram a startup com o objetivo de desenvolver inovações terapêuticas para doenças do segmento posterior ocular para prevenir a perda de visão e, dessa forma, impactar positivamente na qualidade de vida de pessoas.

Com o PIPE Fapesp Fase 1, durante o ano de 2020, a empresa está desenvolvendo o protótipo de uma nova opção terapêutica direcionada à doenças do segmento posterior, tais como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), responsável pela perda de visão central da retina em pacientes com mais de 55 anos.

“Apesar do investimento inicial ter sido realizado com capital próprio, no início de 2020 a startup foi contemplada pelo PIPE Fase 1. Acreditamos que este programa é um grande ponto de partida para cientistas que optaram pelo empreendedorismo ao invés da vida acadêmica. No nosso caso, o PIPE Fase 1 possibilitou desde a viabilização do nosso primeiro protótipo, assim como o treinamento empreendedor que nos ensinou metodologias para ouvir as dores do mercado, mapear as oportunidades e validar a proposta de valor”, afirma Mariana Rosales sobre os benefícios do Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Pesquisadores e pequenos empreendedores que desejam, assim como a R&R NovaBio Ocular, trabalhar com inovação tecnológica e receber o apoio do PIPE Fapesp, podem participar do evento que será realizado no dia 03 de setembro pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o Workshop PIPE Fapesp.

Aqueles que participarem da atividade receberão treinamento, mentoria e capacitação para escreverem e submeterem seus projetos para o PIPE e, dessa forma, aumentarem suas chances de serem contemplados pelo programa.

As inscrições para o Workshop PIPE Fapesp já estão abertas. Saiba mais e garanta a sua vaga: https://www.inova.unicamp.br/eventos-inova/03-09-workshop-pipe-fapesp/