Se você já pensou em atuar como empreendedor, sabe que é preciso se preparar. Por isso, a Agência de Inovação Inova Unicamp, ao lado da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp e da Extecamp, abre inscrições para o curso Gestão Empreendedora. Com um currículo bastante abrangente, o curso mescla várias temáticas importantes e busca inserir nas empresas a cultura e o espírito empreendedor, por meio da formação de gestores que busquem atuar com criatividade e que levem em consideração a importância da gestão de pessoas e da inovação.

Objetivo

Abordar todas as principais etapas e conhecimentos para a gestão empreendedora e de novos negócios, avaliação de mercado, e de estratégias organizacionais.

Público-alvo

O curso é direcionado aos profissionais das mais diversas áreas, gestores empreendedores e empreendedores de seus próprios negócios.

Oferecimento

Duração

24/09/2016 a 02/06/2018

 

Carga horária:

180h

Horário:

Sábados, das 9h às 12h

Modalidade:

Presencial

Local:

Faculdade de Engenharia Química (FEQ), na Unicamp

Módulos

Professor: MARCELO REIS

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: o que é empreendedorismo, perfil empreendedor e intraempreendedorismo.
  • Mercado: cenários e estratégias de mercado.

Objetivo: Apresentar o empreendedorismo como linha de raciocínio para as mais diversas áreas da vida e não apenas como uma atividade para iniciar empresas.
O espírito empreendedor aplicado dentro das carreiras, em ações para a vida pessoal e na iniciativa de novos negócios.
Mostrar técnicas e ferramentas para busca de novas oportunidades de negócios e a adequação às características do empreendedor e do ambiente que o cerca.

Professores: LUCIANO ARAÚJO / PATRÍCIA GESTIC  

Ementa:

  • Gerenciamento de Projetos: definição e relevância para o empreendedor.
  • As áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.
  • Principais conceitos e aplicações ao gerenciamento de projetos segundo a metodologia do PMI (Project Management Institute)
  • Gerenciamento de Pessoas e de Risco aplicados a novos negócios
  • O que é um Plano de Negócios.
  • Por que elaborar um Plano de Negócios?
  • Estrutura de um Plano de Negócios
  • Business ModelCanvase sua aplicação
  • Definição do conceito de Mínimo Produto Viável

Objetivo: Aprender os principais conceitos e a relevância do Gerenciamento de Projetos na estruturação e gestão de novos negócios.
Instrumentalizar o empreendedor para analisar seu negócio e elaborar um Plano de Negócios.

Professor: MARCELO REIS

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Análise de Mercado: análise do ambiente (social, cultural, econômico, tecnológico, geográfico, demográfico, psicossocial, comportamental, político),
    tendências, identificação de nichos de mercado.
  • Adaptação do Negócio ao Mercado: Concepção das ofertas ao mercado (produtos e/ou Serviços), Desenvolvimento de estratégia de posicionamento, Marca e Preço.
  • Ativação: Estratégia de Distribuição e Comunicação com o Mercado.
  • Métodos de Avaliação: metodologias de avaliação contínua do andamento do Negócio junto aos clientes e desenvolvimento de conceitos para novos produtos e/ou serviços

Objetivo:Apresentar aos participantes os conceitos fundamentais do Marketing dentro de quatro grandes áreas, incluído os conceitos fundamentais.
Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação).

Professor: OMAR TABACH

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: como e quando se dá o start-upde novas empresas, ideias x propostas, como maturar a ideia de maneira eficaz, o que é seed capital, quem são os businessangels.
  • Missão e Negócio: objetivo, diferenciação, liderança de custo, foco, diagnóstico organizacional, core business.
  • Estudo de Viabilidade Técnica
  • Contato
  • e Econômica: ROI, payback, EVA, análise SWOT, barreiras de entrada/saída, concorrentes, compradores.

Objetivo: Abordar todas as etapas para a concepção de um business plan desde a concepção da ideia, processos de brainstorming, análises para implementação,
pesquisas de mercado, estimativas de custo e de viabilidade técnica e econômica, análise SWOT,
até a avaliação e mercado, procedimentos para a elaboração, implementação e avaliação de estratégias organizacionais.

Professor: ALDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR 

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: etapas da abertura de uma empresa, contrato social, inscrição nos diversos órgãos, requisitos especiais.
  • Tributos e Contribuições: tributos incidentes sobre o faturamento, tributos incidentes sobre o lucro, tributos incidentes sobre serviços, tributos incidentes sobre produtos,
    como consultar a legislação, folha de pagamento.
  • Contabilidade: como escolher e contratar um contador, atribuições do contador, atribuições do administrador da empresa, controles necessários, controlando o controlador.

Objetivo: Orientar o participante na abertura da empresa, através do detalhamento das diversas etapas que fazem parte deste processo, com dicas essenciais
para que se minimize o tempo e os recursos necessários do processo.
Serão abordados também, os principais impostos que a empresa deve recolher sobre sua produção e como organizar e controlar a contabilidade da empresa.

Professor: CAMILA BRASIL 

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: o vendedor de VAREJO X o vendedor CONSULTIVO, diferença entre Marketing e Vendas, gerando diferencial competitivo, valor agregado:
    benefício pecuniário x satisfação do cliente, o cliente é a alma do negócio, timing das vendas, gerando e criando necessidades.
  • Entendendo o cliente/consumidor: qual o perfil do cliente, como se comporta ao ser abordado, identificando os diversos clientes sensíveis a preço x qualidade:
    como negociar com esses perfis, como não “atritar” com o cliente, dissonância cognitiva: onde é gerada e como combate-la, técnicas para fidelizar o cliente, quem e onde abordar o cliente.
  • Abordagem eficiente: técnicas para uma boa apresentação, oratória, argumentos e objeções, apresentação de propostas, negociação, entendendo os seus concorrentes,
    hardselling x softselling.
  • Uso de canais para otimização dos negócios: e-commerce, B2B, B2C, B2G, loja própria, PVs, dealers,...

Objetivo: Explorar as distintas formas de venda (consultiva, canais, pontos de venda, via web, in store, dentre outras), o processo de vendas dede a prospecção,
passando pela montagem da proposta, negociação, fechamento de contrato até o follow-up do cliente.
Identificar o(s) melhor(es) canal(is) de propaganda, quando e como usar de maneira eficaz, com o intuito de alavancar a carteira de clientes e a expansão e manutenção do negócio.

Professor: BENEDITO NETO

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: Direito do Trabalho no Brasil, princípios do Direito do Trabalho, relação de trabalho e relação de emprego.
  • Conceitos: Tipos e direitos de empregados, conceitos e poderes do empregador.
  • Cooperativas de trabalho: características e como funcionam.
  • Assédio Moral: conceito, elementos e sujeitos do assédio moral, aspectos jurídicos
    e consequências do assédio sexual. Diferenças entre assédio sexual e assédio moral no trabalho.
  • Direito Coletivo do Trabalho: princípios e organização sindical. Funções do sindicato.
  • Conflitos coletivos de trabalho: soluções dos conflitos coletivos de trabalho, negociação coletiva, acordo coletivo de trabalho e convenção coletiva.
  • Greve: noções gerais, lockout.
  • Terceirização e contratação de pessoas jurídicas;
  • “Custo Brasil” do emprego: encargos sociais, impostos e multas sobre salários, empregador e empregado.
  • Encerramento de contrato de trabalho: procedimentos e encargos.

Objetivo: Propiciar a compreensão de que a legislação trabalhista é indispensável para a correta e responsável gestão do capital humano de uma organização.
Entender os mecanismos da organização sindical e análise de mecanismos existentes para a solução de conflitos trabalhistas.

Professor: LUCIANO ARAÚJO 

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: tendências socioculturais de comportamento e mercado contemporâneos, desafios e reflexão sobre cenários global, regional, local e individual.
    Exigência por inovação constante.
  • Ética empresarial.
  • Responsabilidade socioambiental.
  • Criatividade e inovação: definições, limites e correlações entre criatividade e inovação. O que caracteriza uma postura empresarial criativa e inovadora na contemporaneidade,
  • Economia criativa: organizações com políticas de economia criativa e seu impacto econômico e sociocultural.
  • Design Estratégico e Design Thinking: instrumentos de pensamento crítico e desenvolvimento de capacidade criativa e projetual como ferramentas de negócios.
    Compreender o Design Estratégico e o Design Thinking como aplicações ampliadas dos princípios de design orientado para ampliar e fomentar as qualidades inovadoras
    e competitivas de uma organização.

Objetivo: Debater sobre a relação entre inovação, cultura organizacional e  criatividade. Planejamentos relacionado concepções contemporâneas e valores éticos da organização.

Professor: LUCIANA ORIQUI

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: gestão operacional de um pequeno negócio, entendendo a empresa em processos.
  • Desenvolvimento e Gestão de Fornecedores: fornecedores de materiais, fornecedores de serviços, cotação de preços, critérios para avaliar o fornecedor, exercícios práticos.
  • Desenvolvimento de Produtos e Serviços: etapas para o desenvolvimento do produto, diferenças entre desenvolvimento de novo produto e desenvolvimento incremental,
    engenharia reversa.
  • Produção e Prestação de Serviços: produção local x terceirização, controle da qualidade, produtos especiais, particularidades da prestação de serviços,
    controle de qualidade de serviços, controle de qualidade de produtos auxiliares à prestação e serviços.

Objetivo: Fornecer uma visão prática da área operacional de uma empresa, tais como Compras, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Produção e Prestação de Serviços e Entrega.
Possibilitar que se antecipe determinados problemas operacionais que poderão ser enfrentados na implementação de seu próprio negócio.

ZAKE SABBAG 

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: classificação dos custos, determinação da capacidade produtiva, análise do ponto de equilíbrio e conceito de fator de mark-up.
  • Matemática financeira: juro simples e compostos, taxas de juros, capitalização, equivalência de capitais, taxas (nominal, efetiva e equivalente), descontos dos fluxos de caixa,
    taxa de retorno e sistemas de amortização com exercícios práticos.
  • Custos para decisão: métodos de custeamento (variável e por absorção), custo fico, lucro e margem de contribuição, limitação n capacidade de produção,
    custos fixos identificáveis e não identificáveis, análise das variações de materiais, mão de obra e custos indiretos.
  • Estratégia de precificação: preço de transferência, decisões rotineiras, decisões especiais (terceirização, fabricar ou comprar), formação de preços de venda.

Objetivo: Capacitar o participante a calcular os custos que a empresa terá ao disponibilizar certo produto/serviço no mercado, levando em conta toda a cadeia de suprimentos.
Para isso, serão aplicados conceitos de matemática financeira, como auxílio de ferramenta de cálculo, habilitando o empreendedor a optar pela melhor forma de custeio
e a melhor estratégia de precificação levando em consideração seu impacto no dia a dia da organização.

Professor: LÁZARO RANGEL

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Introdução: o papel do líder nas organizações, liderança e poder e estilos de liderança.
  • Motivação: teorias e programas.
  • Formação e gerenciamento de equipes de alto desempenho.
  • Administração de conflitos: introdução a técnicas de negociação.
  • Programas de sucessão: formação de um fluxo de líderes.
  • Coaching e Mentoring.

Objetivo: Oportunidade de reflexão sobre a importância do papel gerencial, os compromissos gerenciais. Oferecer subsídios e técnicas para uma administração eficaz,
moderna e ética das pessoas, com o propósito de atingir os objetivos da organização, dos funcionários e pessoais.
Levar os participantes a se autoavaliarem em suas competências de liderança e a elaborar planos de ação para sua melhoria contínua.

 

Professor: LUCIANA ORIQUI 

Carga horária: 15 h

Ementa:

  • Mesa redonda com empreendedores / empresários de sucesso, que irão debater sobre desafios, erros e acertos.
  • Apresentação dos Projetos de Conclusão do Curso

Objetivo 1: Reflexão e debate com um empreendedor convidado, a respeito de erros e acertos na estruturação de seu negócio.

Objetivo 2: Apresentações dos projetos desenvolvidos durante as disciplinas anteriores pelos diversos grupos de alunos.
Serão discutidas de forma direcionada os cases apresentados,
as dificuldades, os problemas e a vivência dos grupos na aplicação de todo o conhecimento desenvolvido durante o programa de “Gestão Empreendedora”

Corpo Docente

Inscrições

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Pré-requisito: Ensino Superior Completo
Critério de Admissão: Entrega da documentação e análise pelo órgão responsável

Contato

 

Faculdade de Engenharia Química

Osmar da Cruz Ferreira
E-mail: extensao@feq.unicamp.br
Telefone: 19 3521- 4133
Endereço: Av. Albert Einstein, 500, Barão Geraldo, Campinas- SP, CEP 13083-852

Documentos Necessários:

  • Ficha de inscrição assinada
  • Termo de compromisso assinado
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de conclusão de ensino superior

Investimento:

10 parcelas de R$ 780,00 ou 1 parcela de R$7800,00 (boleto com vencimento em 20/09/2016)

Investimento:

10 parcelas de R$ 780,00 ou 1 parcela de R$7800,00 (boleto com vencimento em 20/09/2016)

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