A Inova Unicamp é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Universidade. Dessa maneira, o pesquisador da Unicamp conta com a Agência para proteger suas invenções. No caso da patente, o procedimento começa com o envio das informações mais relevantes sobre sua invenção por meio do Sistema de Comunicação de Invenção.

Sistema de Comunicação de Invenção foi desenvolvido para facilitar a interação com o inventor da Unicamp. Nesta nova interface basta preencher o formulário online e fazer o envio das informações pelo próprio sistema, que também permite o salvamento temporário das informações, antes do envio definitivo.

Orientações para o preenchimento do formulário, envio e funcionamento do Sistema estão no Manual de Uso do Sistema de Comunicação de Invenção.

Após o recebimento das informações referentes à Comunicação de Invenção, analistas de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp entram em contato com os pesquisadores para esclarecer possíveis dúvidas sobre a tecnologia desenvolvida. A partir das informações prestadas, a Inova Unicamp avalia a possibilidade de pedido de patente de acordo com os requisitos de patenteabilidade dispostos na Lei n°9.279/1996 Lei de Propriedade Industrial. Caso a tecnologia atenda aos requisitos, a Agência gerenciará todo o processo de pedido de patente junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão responsável pela concessão de patentes no Brasil.

O QUE É

UMA PATENTE?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentores de direitos sobre a criação. Em troca da propriedade temporária, o inventor revela o conteúdo técnico da matéria protegida. A validade de uma patente é territorial e temporal

BASES DE PATENTES

É recomendável que o pesquisador da Unicamp verifique a existência de pedidos de patentes anteriores semelhantes ao seu, para isso acesse as seguintes bases:

Base Comercial

  • Derwent Innovation Index - Disponibilizada para a comunidade brasileira de pesquisa pela Fapesp e pela Capes. Acesso apenas pela rede interna da Unicamp.
  • Orbit

Bases Públicas

INOVA no Facebook

Junte-se aos +2.000

INOVA no Twitter

Siga as novidades no

INOVA no Flickr

Descubra a INOVA

INOVA NO LINKEDIN

Acompanhe nossas
TOP