Novas Moléculas que detectam e tratam células tumorais

Complexos Lantanídeo-Ligantes; Processo de obtenção de complexo Lantanídeo-Ligantes; Ligantes derivados do ácido dipicolínico; e, uso dos complexos Lantanídeo-Ligantes.

A invenção é aplicada na detecção e no tratamento de câncer

A terapia-alvo tem o foco de combater as moléculas específicas às células tumorais, sendo considerada uma medida terapêutica que veio revolucionar o tratamento do câncer. A tecnologia vem de encontro a essa nova perspectiva de tratamento oncológico, principalmente, dentre diversos tipos tumorais, para glioblastoma multiforme e carcinoma de pâncreas, que são extremamente agressivos e com alta taxa de mortalidade.

Os complexos lantanídeos-ligantes, ao mesmo tempo que tratam o tumor, também são ferramentas para o rastreamento de células tumorais por meio  de bioimageamento em ressonância, pois o lantanídeo confere ao complexo a capacidade de ser um marcador luminescente para essas células.

O principal objetivo da invenção é produzir complexos lantanídeo-ligantes e aplicá-los na medicina para detecção e tratamento de câncer em tecidos moles, tendo como principais vantagens baixo efeito citotóxico a células sadias e alta solubilidade em água.

Principais benefícios e caracteristicas da inovação:

• Ajuda na detecção e tratamento de câncer em tecidos moles
  • Não apresenta atividade citotóxica em relação a células normais
  • Alta solubilidade em água
  • Processo de obtenção do complexo lantanideo-ligante
  • INVENTORES

Fernando Aparecido Sigoli

• Químico – Unesp
    • Mestre em Química – Unesp
    • Doutor em Química – Unesp
    • Atualmente é professor associado MS5.1 da Unicamp

Marcelo Lancellotti

• Ciências Biológicas – Unicamp
    • Mestre em Genética e Biologia Molecular – Unicamp
    • Doutor em Biologia Celular e Molecular – Universite de Paris V
    • Atualmente é professor associado MS5.1 da Unicamp, nas disciplinas de Biotecnologia e Biologia Molecular.

Ana de Bettencourt Dias

Luciana Maria de Hollanda