Prêmio Inventores homenageia professores, pesquisadores e ex-alunos

Fonte: Inova Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Antoninho Perri

Nesta segunda-feira (18) aconteceu a sétima edição do Prêmio Inventores, iniciativa criada pela Agência de Inovação Inova Unicamp como forma de homenagear professores e pesquisadores por seu empenho em atividades de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologias. Na edição deste ano, o fato inédito foi a realização de uma menção honrosa aos ex-alunos que tiveram participação no desenvolvimento das tecnologias com patente concedida ou licenciada.

No total, 41 profissionais foram premiados na cerimônia, sendo: 24 docentes e pesquisadores e 17 alunos e ex-alunos em três categorias: Patente Concedida, Tecnologia Licenciada, e Tecnologia Absorvida pelo Mercado. A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) também foi premiada como Unidade Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual, por seu desempenho com 11 patentes depositadas em 2013. O cálculo leva em consideração o número de patentes requisitadas no ano, dividido pelo número de docentes e pesquisadores vinculados à unidade.

O Professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova, lembra a importância da premiação dentro da comunidade acadêmica e de pesquisa. “O Prêmio Inventores tornou-se um evento tradicional da Unicamp. A palavra inovação para nós tem um significado que vai além do depósito da patente e do trabalho da Inova para licenciá-la. A inovação é atingida quando a patente se torna um negócio que gera riquezas e benefício social. Originalmente, eram premiados professores e pesquisadores. Agora, estamos premiando também os alunos, pela imensa importância que eles também têm no desenvolvimento das tecnologias”, aponta.

Além do diretor-executivo da Inova, a mesa de autoridades foi composta pelo Professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, e pela Professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de pesquisa da Unicamp. O reitor da Unicamp falou sobre a importância da Universidade dentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo regional e nacional. Ele salientou o papel que iniciativas como o Prêmio Inventores. “Esse prêmio mostra o esforço para levar à sociedade as tecnologias e retribuir os investimentos empregados numa universidade pública. A solenidade toca na raiz da existência de uma universidade pública, pois todo investimento volta para a sociedade de maneira bastante produtiva”, explica.

O professor José Wilson Magalhães Bassani, premiado nas categorias “Tecnologia absorvida pelo mercado” e “Tecnologia Licenciada”, também comentou a importância do trabalho em grupo, que faz parte do desenvolvimento de tecnologias. “Ter uma ideia não é privilégio de ninguém. Ela precisa ser colocada em prática rapidamente. Por isso, quero agradecer aos dois jovens que trabalharam comigo e me auxiliaram a colocar a ideia em prática. Aproveito também para agradecer à Inova por todo o auxílio prestado e a todos que nos ajudaram a levá-la ao mercado”, disse Bassani.

O grupo de Bassani desenvolveu a tecnologia intitulada GETS (Gerenciamento de Tecnologia para Saúde) licenciado para o Hospital Dr. Mario Gatti, em Campinas. Fazem parte da equipe a aluna de doutorado Ana Cristina Bottura Eboli e o analista de sistemas Eder Trevisoli da Silva, do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp.

Confira a lista completa de premiados aqui.