O Prêmio

O Prêmio Inventores Unicamp surgiu no ano de 2004 e é uma cerimônia realizada pela Reitoria da Unicamp e pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o intuito de homenagear os pesquisadores da Unicamp (professores e funcionários) envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia e, com isso, promover o estímulo à inovação junto à comunidade acadêmica.

A partir de 2009, o evento passou a ser realizado anualmente. Até 2012, o prêmio abrangeu três categorias: “Tecnologia Licenciada”, “Tecnologia Absorvida pelo Mercado” e “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual”.

Em 2013, o prêmio englobou as categorias “Tecnologia Licenciada”, “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual” e também a nova categoria “Patentes Concedidas”.

Já em 2014, o prêmio foi dividido nas categorias “Tecnologia Licenciada”, “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual“, “Patentes Concedidas” e também “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”. Além disso, esta edição contou com uma menção honrosa como forma de homenagear ex-alunos que participaram do desenvolvimento das tecnologias.

Em 2015, o prêmio continuou sendo dividido nas categorias “Tecnologia Licenciada”, “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual”, “Patentes Concedidas” e “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”. Esta edição homenageou professores, pesquisadores, alunos e ex-alunos da Unicamp e também agraciou com menção honrosa profissionais de empresas e institutos de ciência e tecnologia que participaram do desenvolvimento de tecnologias.

Já em 2016, o prêmio atingiu a marca de 146 profissionais – entre professores, pesquisadores, alunos e ex-alunos, homenageados  nas 4 categorias.

O blog Prêmio Inventores Unicamp tem o propósito de criar um registro online dessa iniciativa feita pela Universidade e, dessa maneira, preservar a memória do Prêmio Inventores Unicamp e de seus homenageados.

Unicamp

Fundada em 1966, a Universidade Estadual de Campinas possui 22 Unidades de Ensino e Pesquisa e corresponde a 15% da pesquisa nacional. Além disso, é a Universidade com a média mais alta nos programas de mestrado e doutorado no país e possui o maior número de pedidos de patentes entre 1999 a 2003.

Agência de Inovação Inova Unicamp

Criada em 2003, a Agência de Inovação Inova Unicamp tem por objetivo estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. A Agência visa ampliar o impacto do ensino, pesquisa e extensão da Unicamp por meio do desenvolvimento de parcerias e iniciativas que estimulem a inovação em benefício da sociedade.

Comments are closed.