Unicamp homenageia e premia inventores por suas pesquisas

A quarta edição do Prêmio Inventores Unicamp acontece no próximo dia 30 de setembro, às 10 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu), e tem por objetivo homenagear professores inventores da Unicamp, reconhecendo os méritos em atividades de pesquisa que geraram algum tipo de propriedade intelectual (PI) para a Universidade.  A primeira edição do evento foi realizada no ano de 2004 e, a partir de 2009, passou a ser anual. O Prêmio é uma iniciativa da Reitoria e possui apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Neste ano, o Prêmio Inventores Unicamp reunirá docentes, pesquisadores e funcionários da Unicamp, que irão homenagear 12 professores inventores da Universidade do último ano. Em 2011, o prêmio englobará três categorias: a “Tecnologia Licenciada”, premiação voltada para nove professores/inventores que desenvolveram uma tecnologia licenciada por uma empresa em 2010; a categoria “Destaque na proteção à propriedade intelectual”, que irá premiar a Unidade da Unicamp com maior número de depósito de patentes no ano de 2010; e a terceira categoria, “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, feita para cinco professores/inventores que desenvolveram uma tecnologia licenciada a alguma empresa e que foi comercializada pela mesma através da geração de produtos e processos inovadores para o mercado.

Ao longo do evento, os homenageados receberão brindes e troféus. Essa iniciativa reconhece o esforço empreendido por pesquisadores da Unicamp e também objetiva motivar e estimular a inovação entre a comunidade acadêmica, reafirmando o compromisso de auxiliar no desenvolvimento do País.

Para o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, esse tipo de premiação evidencia a excelência da pesquisa que é produzida na Universidade. A homenagem realizada para os docentes envolvidos em atividades de pesquisas é essencial para incentivar novos estudos em licenciamentos. “Esse tipo de reconhecimento é importante, já que a cooperação entre a universidade e a indústria favorece o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma.