SWXP - Software Experience 2017 | Edição 2016
16803
page-template-default,page,page-id-16803,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.2,vc_responsive

Edição 2016

A SWXP 2016, segunda edição da Software Experience, ocorreu no dia 09 de junho da Casa do Lago da Unicamp e reuniu desenvolvedores de programas de computador registrados em nome da Unicamp, investidores e representantes de empresas da área de Tecnologia da Informação (TI). O evento foi palco para a competição de pitch entre os desenvolvedores da Unicamp e a tecnologia 3D Class foi a grande vencedora. O software, desenvolvido por Rodrigo Dias Takase em parceria com o docente Eduardo Galembeck do Instituto de Biologia da Unicamp, é ferramenta educacional que permite maior engajamento e aprendizado dos alunos, seja presencialmente ou no ensino a distância e recria o ambiente de uma escola virtual. A SWXP 2016 também contou com a palestra “Análise de Dados de Mídia Social na Diferenciação de startups”, ministrada por Cláudio Santos Pinhanez da IBM, e com a mesa redonda “Mulheres no mundo da tecnologia”, que buscou reforçar o papel feminino no empreendedorismo de base tecnológica.

A SWXP 2016 faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Unicamp.

Confira o regulamento da competição

Programação

Data do evento: 09 de junho de 2016

Horário: 10h às 13h15

Local: Casa do Lago da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária – Campinas/SP – CEP 13083-851.

PROGRAMAÇÃO:

> Palco principal

10h – 10h15: Abertura do evento

Dr. Patrícia Leal, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp

10h15 – 11h: Palestra “Análise de Dados de Mídia Social na Diferenciação de startups”

Palestrante: Cláudio Santos Pinhanez, gerente de Social Data Analytics na IBM e PhD em Media Arts and Sciences pelo Media Lab do MIT.

Nesta palestra, serão abordadas as oportunidades e desafios do uso de Big Data no contexto de empresas nascentes na criação de produtos e serviços diferenciados. Exemplos incluem a mineração de dados de redes sociais e grandes volumes de texto.

11h – 12h: Competição de Pitch (apresentações)

Apresentações dos modelos de negócios desenvolvidos pelos pesquisadores e desenvolvedores dos programas de computador selecionados de acordo seu potencial mercadológico.

12h – 13h: Mesa redonda “Mulheres no mundo da tecnologia”

Com o intuito de aproximar mais o público feminino, a SWXP 2016 preparou uma mesa redonda para mostrar o papel das mulheres no empreendedorismo de base tecnológica.

Palestrantes convidadas:

  • Prof. Dra. Cláudia Bauzer Medeiros, docente do Instituto de Computação da Unicamp e vencedora do Google Women na categoria TI;
  • Dra. Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária;
  • Carolina Bonturi, sócia-fundadora da CoaShe, plataforma mobile de mentoria e coaching para mulheres da área de tecnologia criada por alunos da Unicamp;
  • Moderação: Tatiana Pezoa, CEO da TrustVox.

13h – 13h15Competição de Pitch (premiação)

Após avaliação da banca examinadora, o melhor projeto será premiado com certificado, troféu e uma bonificação em dinheiro.

13h15: Encerramento do evento

> Espaço Feira de Softwares

Mostra de projetos: O evento conta ainda com diversas estações interativas em que os participantes apresentam seu software para investidores e empresas parceiras.

Atividades interativas: Atrações na área de TI serão apresentadas em uma estação própria.