SWXP - Software Experience 2017 | Astronumos e Gaspra
16411
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-16411,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.2,vc_responsive

Astronumos e Gaspra

Estamos em busca de parceiros para licenciar e desenvolver a tecnologia
parcerias@inova.unicamp.br
(19) 3521-2607 / 2612 / 5012 / 2552

Conheça a Empresa

Os softwares Astronumos e Gaspra tem como objetivo a automatização no processamento e exibição de imagens astronômicas. Dessa forma é possível indicar um conjunto de imagens com certas características, informar qual filtros devem ser utilizados e executar o processamento. Por fim visualizar as imagens da forma mais propícia possível. O sistema possui três módulos responsáveis pela indexação, recuperação e automatização de submissão para processamento e visualização de imagens astronômicas. Os módulos estão paralelizados utilizando o OpenMP.

O módulo responsável pela indexação extrai os dados dos cabeçalhos das imagens do tipo Flexible image transport system, analisa e faz as conversões das coordenadas de posição original da imagem e por fim insere tais informações no banco de dados para uma padronização de acesso. O módulo de recuperação consiste em um servidor web que recebe um conjunto de variáveis a fim de verificar se alguma imagem corresponde com essas características. Esse módulo pode enviar uma lista de imagens ou as imagens propriamente ditas.

A automatização de processos consiste em um sistema que possui diversas funções que propiciam a construção de experimentos que podem ser executados de forma periódica. As imagens podem ser capturadas diretamente do sistema web ou de outro projeto que forneça esses dados. Com os dados capturados é possível requisitar o processamento configurando de forma simples a quantidade de recursos a serem utilizados. Os resultados podem ser exibidos no Microsoft WorldWide Telescope graças ao módulo de conversão. Funções auxiliares como a coleta dos tempos utilizados para o processamento, geração de gráficos e avisos via e-mail da finalização do processo ajudam a tornar o sistema mais prático.

Aplicações do Programa de Computador:

  • Automatizar o processo e exibição de imagens astronômicas.

 

Autores

Fabio Andrijauskas

  • Professor da Universidade São Francisco.
  • Mestre em processamento de alto desempenho e processamento de imagens astronômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2013).
  • Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Francisco (2007).

 
Prof. Dr. André Leon Sampaio Gradvohl

  • Pós-doutorado em Sistemas Distribuídos no Laboratoire d’Informatique de Paris 6 (LIP6), Université Pierre et Marie Curie (Paris VI) (2014).
  • Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2005).
  • Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000).
  • Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1997).