Índice de Universidades Empreendedoras 2017 destaca Unicamp por suas empresas-filhas

Foi apresentada hoje a segunda edição do Índice de Universidades Empreendedoras (2017), organizado pela Brasil Junior, e que teve entre os destaques a Unicamp e suas empresas-filhas.

Durante o lançamento, Guilherme Ary Plonski, professor de Administração da FEA-USP e também auxiliar técnico do índice, destacou: “todo mérito à Unicamp, que faz esse trabalho belíssimo e pioneiro no Brasil das filhas da Unicamp”.

No ranking geral, a Unicamp aparece em terceiro lugar, atrás da USP (Universidade de São Paulo) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). No critério inovação, a Universidade Estadual de Campinas lidera a lista de universidades. Os indicadores considerados foram: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

A Unicamp detém hoje 584 empresas-filhas cadastradas, das quais 485 estão ativas e são responsáveis por gerar 28,8 mil empregos e mais de R$ 3 bilhões em faturamento anual.

O índice foi preparado a partir de consultas a mais de 10.000 estudantes das 27 unidades federativas do país e de mais de 50 instituições de ensino superior com o objetivo de analisar as universidades brasileiras e obter uma visão sistêmica e objetiva dos seus principais pontos de melhoria; trazer propostas, boas práticas e ideias claras em busca de melhorias; e estimular o diálogo sobre a educação empreendedora e como cada agente do ecossistema empreendedor pode coconstruir melhores universidades e sociedade.

Confira o relatório do Índice de Universidades Empreendedoras 2017.