Governança é tema de debate no 18º Encontro Anual Unicamp Ventures

Foto colorida do auditório do Instituto Eldorado, mostram pessoas de costas e o palco onde estão um homem e uma mulher sentados no canto esquerdo da foto e uma mulher que conduz o debate no canto direito da foto em pé atrás de um púlpito. Fim da descrição.

Governança é tema de debate no 18º Encontro Anual Unicamp Ventures

Os desafios da governança corporativa foram o tema da mesa-redonda no evento que reuniu as empresas-filhas da Unicamp e premiou as que se destacaram em 2023

Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

No último dia 19 de outubro foi realizada no auditório do Instituto Eldorado, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a principal reunião anual das empresas-filhas da Unicamp: o Encontro Anual Unicamp Ventures, que em 2023 completou sua 18ª edição. O evento foi palco de um rico debate sobre um dos temas mais desafiadores para as empresas no atual cenário: as questões ligadas à governança corporativa. No encontro também foram divulgados os novos dados do mapeamento das empresas-filhas da Unicamp e reconhecidas as empresas-filhas e a pessoa empreendedora que se destacaram no ano.

Para muitas empresas, governança é um assunto ainda em desenvolvimento e em fase de aprendizado. Mas a preocupação com o tema é elevada. Governança faz parte da sigla ESG, um conceito em alta entre as empresas, que consiste em um conjunto de práticas nas áreas ambiental, social e corporativa, que atestam como uma empresa trabalha em prol de objetivos sociais. Ostentar as práticas ESG é uma das principais bandeiras das empresas no momento.

Contudo, colocar em prática os conceitos de governança corporativa é sempre um desafio na agenda das empresas-filhas da Unicamp. Por isso, o encontro promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures contou com dois convidados especiais para trazer luzes e experiências de boas práticas sobre o tema: Valéria Café, diretora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Marcelo Petrelli, ex-aluno da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e gestor da ADM Excelência em Estratégia e Gestão de Empresas – uma empresa-filha da Unicamp.

Mesa de governança

Valéria e Marcelo estão sentados em poltrona cinza, colocada no canto de um palco com piso de madeira. Valéria fala ao microfone. Ela tem cabelos curtos e escuros e veste vestido marrom e preto com tênis branco. Marcelo veste camisa branca e calça preta com sapato social. Ao fundo banners com a identidade visual do Encontro Anual Unicamp Ventures em cores ver e azul. Fim da descrição.

Valéria Café e Marcelo Petrelli apresentaram um conjunto de boas práticas e de experiências positi-vas no debate sobre governança corporativa.

Na ocasião, a supervisora de Comunicação da Agência Inova Unicamp, Kátia Kishi, moderou o debate sobre governança corporativa, que contou com apresentações dos convidados e uma rodada de questões abertas aos presentes.

Em sua apresentação, Valéria Café descreveu os principais tópicos da 6ª edição do Código das Melhores Práticas da Governança Corporativa, recém-lançada no último mês de agosto. Valéria detalhou cada um dos cinco princípios da governança corporativa (integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade), que se aplicam a empresas de qualquer porte ou área de atuação. Além disso, ela descreveu as fases de implementação das práticas, que precisam ser idealizadas e validadas nas rotinas diárias antes de ganhar tração e escala, e ainda apresentou os tópicos que ganharam atualizações nessa 6ª edição do código.

Marcelo Petrelli, por sua vez, trouxe alguns dos principais desafios que os clientes de sua empresa enfrentam na implementação, no dia a dia, das práticas de governança. Ele abordou questões ligadas a liderança, processos internos, qualificação de equipes, atuação de conselhos administrativos, questões sobre sucessão familiar, inovação, percepção dos clientes, entre outras. O palestrante ainda detalhou os pré-requisitos necessários para compor um sistema de governança corporativa, que precisa conter princípios, regras, estruturas e processos, explicando pormenores e boas experiências de cada um deles.

 

Os desafios da governança para as empresas-filhas

No debate ao final das apresentações, representantes das empresas-filhas da Unicamp levantaram questões sobre como dar início à implantação das práticas de governança corporativa, como estabelecer acordos de acionistas seguros em caso de desmembramento da sociedade, ou como um CEO pode liderar as boas práticas entre setores da empresa que ele não tem conhecimento especializado. Em casos como este, Valéria Café orientou o público da seguinte forma:

“É preciso que os CEOs busquem conhecimento nas áreas que não dominam. E ainda assim, pode ser preciso contar com o apoio de mentores que entendem de uma determinada área. Eles podem, por exemplo, participar de conselhos consultivos. Conselhos de mentoria são comuns mesmo em startups.”, afirmou Valéria.

Petrelli ainda completou a questão da seguinte forma: “há CEOs que são muito técnicos, que dominam a fundo a sua especialidade, mas não são especialistas em todos os setores de gestão. E se os setores de gestão ficarem parados, a empresa não anda. Por isso, é preciso que o CEO procure se aperfeiçoar como líder. Conhecer líderes de referência e aprender com eles a desenvolver as técnicas”, explicou Petrelli.

Outra questão trazida ao debate foram as relações entre startups e grandes empresas que as adquirem, com o risco da startup tornar-se uma espécie de fornecedora, e não uma empresa que se desenvolve com independência. Petrelli comentou a questão da seguinte forma:

“As relações entre grandes empresas e startups podem se tornar um problema. Há casos em que elas são tratadas como fornecedoras, com pagamentos de longo prazo, o que é ruim. É preciso que as startups façam contratos seguros que assegurem sua independência, mesmo pertencendo a um grupo maior. Contratos precisam ser muito claros, a startup precisa às vezes colocar limites às grandes empresas para assegurar a sua independência e autonomia”, detalha Petrelli.

 

Destaques das empresas-filhas

A professora Ana Frattini é uma mulher branca de cabelos na altura do ombro, castanhos-claro. Ela veste vestido preto com listra branca na lateral, um terninho branco e sandálias pretas. Ana fala ao microfone no palco que tem chão de madeira. Ao fundo o banner do Encontro Anual com logotipos da Unicamp e Inova 20 anos. Fim da descrição.

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, apresentou os dados atualizado do mapeamento das empresas-filhas da Unicamp em 2023

O programa do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures ainda contou com várias outras apresentações. Logo na abertura, a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, apresentou os expressivos números alcançados pelas empresas-filhas da Unicamp ao longo do último ano, que bateram recordes de faturamento e de geração de empregos. O relatório completo das empresas-filhas da Unicamp de 2023, com o mapeamento realizado pela Inova Unicamp, pode ser baixado aqui.

Além disso, o evento reuniu representantes das quatro empresas-filhas da Unicamp que se destacaram em 2023 nas categorias Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up). Os quatro empreendedores apresentaram seus pitches durante a cerimônia e, na condição de finalistas, concorreram ao Prêmio de Pessoa Empreendedora do Ano, que foi vencido por Mikio Kawai Júnior, CEO do Grupo Safira.

O encontro também teve uma apresentação de Rose Ramos, presidente-executiva do Unicamp Ventures, que anunciou a entrada de novos conselheiros no grupo das empresas-filhas da Unicamp e novidades como a criação de videocasts com histórias de empreendedores dessas empresas.

Outros palestrantes do evento foram Mabel Alvarado, CEO da Alcance Innovation Consulting, uma das empresas patrocinadoras do encontro, além de representantes de parceiros do ecossistema do Unicamp Ventures, como Fundo Lumina (fundo patrimonial da Unicamp), UniAngels, Liga Empreendedora e Núcleo Campinas.

A Inova Unicamp e o grupo Unicamp Ventures agradecem aos patrocinadores que tornaram esse evento possível: Alcance Innovation Consulting, Antoniense Finanças & Negócios, Healthbit, iFood, FM2SNeger Telecom e 3M, além do Instituto Eldorado pelo apoio ao evento.

Leia mais:

Empresas-filhas da Unicamp batem recorde de empregos gerados e faturamento

Novos conselheiros assumem vagas no Unicamp Ventures

Mikio Kawai Júnior é eleito Empreendedor do Ano 2023 da Unicamp

Inova divulga os finalistas a Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2023

 

Confira a galeria de fotos do evento AQUI!