PATENTES E SOFTWARE DA UNICAMP

Sua empresa tem interesse em inovar? Deseja um contato mais direto com os núcleos de pesquisa da UNICAMP? Explore abaixo nossa VITRINE TECNOLÓGICA e visualize algumas das patentes disponíveis para transferência de tecnologia.

Caso precise de orientação perante as centenas de opções de patentes, converse com nossa equipe de parcerias. Ela está disponível para entender seu desafio e identificar em todo o nosso banco de patentes aquela(s) que atenda(m) suas necessidades.

A vitrine tecnológica está dividida em 14 categorias, de maneira a facilitar a busca e visualização. Clique sobre o nome da patente para obter maiores informações. Use o campo de buscas à esquerda para identificar com facilidade as tecnologias de seu interesse.

CONTATO: através do e-mail parcerias@inova.unicamp.br ou dos telefones (19) 3521-4952 / 3521-2609 / 3521-2612 / 3521-2607 / 3521-5010.

Composto natural anti-malária


Pesquisadores da UNICAMP desenvolveram uma composição farmacêutica derivada de um composto extraído de uma espécie de pepino-do-mar, que atua como principal componente na elaboração de medicamentos para prevenir e tratar formas graves da malária.   Pode ser aplicada em: • Tratamentos da malária cerebral e gestacional; • Elaboração de medicamentos para terapia complementar; • Prevenção de formas graves da doença.  


Nanotubos de nitreto de boro e seu uso para transformação de bactérias


O choque térmico é a técnica de transformação bacteriana mais utilizada pelos cientistas. Com o objetivo de aumentar a eficiência desta técnica foi desenvolvido um protocolo de transformação bacteriana com o uso de nanotubos de nitreto de boro, matéria esta não descrita na literatura para este fim, e que proporciona um aumento superior a 360% na eficiência de transformação. A invenção compreende não só o processo de transformação bacteriana, mas também o processo de obtenção de nanotubos de nitreto de boro


Sistema e processo integrado para aumentar a recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico


Maior recuperação de etanol e produção de álcool isoamílico com a destilação do óleo fúsel. Conheça a tecnologia que permite aumentar a recuperação de etanol sem aumentar o consumo energético.


Aplicação de argila para o tratamento de águas contaminadas com poluentes orgânicos


Método para extração em fase sólida (EFS) de poluentes orgânicos persistentes em meio aquoso, que utiliza a argila como sorvente. Esse procedimento elimina certas ineficiências e inconvenientes trazidos pela utilização de outros sorventes, pois ao permitir uma gama maior de aplicabilidade, a argila pode ser utilizada na extração de vários poluentes e pode substituir vários processos de extração.


Método e sistema de movimentação de um elemento eletromecânico


Uma inovação para o uso de veículos autônomos e robotizados. Conheça a tecnologia para robôs móveis assistivos que permite autonomia plena e segura ao usuário.


Processo de obtenção de composição alimentícia e composição alimentícia


Alimento funcional com alto valor nutricional à base de pupunha. Conheça o processo de produção de composição alimentícia e alimento funcional à base de farinha de pupunha, capaz de adicionar alto valor nutricional devido ao biodisponível betacaroteno.


Uso de proteínas extraídas de fungo em herbicida biológico


A presente invenção contempla um herbicida com biocomponentes ativos capazes de efetuar o controle de plantas e ervas daninhas dicotiledôneas, apresentando grande potencial de atuação em conjunto com outros herbicidas. Proteínas têm ação de necrose apenas em plantas indesejadas


Solid Phase Extraction Manifold


This technology comprehends a Manifold-like multi-valve device that allows the simultaneous control of multiple SPE cartridges. Through a set of individual and independent valves the device redirect the discarded eluate to an external recipient different from the one that will receive the eluate of interest. Vacuum flow is also directed through individual and independent valves. The system is also capable of working with peristaltic pumps, enabling greater flow control.  


Produção de Nanopartículas Lipídicas Sólidas (NLS) e Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (CLN)


Pesquisadores da UNICAMP desenvolveram um método para a produção de Nanopartículas Lipídicas Sólidas (NLS) e Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (CLN) utilizadas em medicamentos para modular a velocidade de liberação do fármaco e proteger as substâncias ativas contra degradação. Esse método caracteriza-se por ser simples, rápido, autolimpante, além de apresentar um menor custo de produção.


Dispositivo de medição da dispersão cromática de quarta ordem em fibras ópticas


Dispositivo com capacidade de medir precisamente a dispersão cromática de quarta ordem em fibras ópticas convencionais ou fibras fotônicas. 


INOVA no Facebook

Junte-se aos +2.000

INOVA no Twitter

Siga as novidades no

INOVA no Flickr

Descubra a INOVA

INOVA NO LINKEDIN

Acompanhe nossas
TOP