Governo prepara edital para aceleradoras

O governo federal planeja lançar em novembro um edital para a seleção de quatro aceleradoras, que serão responsáveis pelo apoio a projetos de empresas novatas dentro do programa TI Maior, anunciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no fim de agosto. As aceleradoras são organizações que ajudam empresas em suas fases iniciais de atuação. Cada uma das organizações escolhidas responderá por uma faixa de oito a dez empresas novatas. O recurso previsto é de cerca de R$ 40 milhões até 2014.

A previsão é que a seleção seja concluída até o início de janeiro. Terminada essa etapa, um novo edital será lançado para a escolha de 40 companhias novatas, cujos projetos serão apoiados pelas aceleradoras. A estimativa é de que as 40 empresas sejam selecionadas até abril do ano que vem. A meta do governo é ampliar o número anual de empresas novatas de 40 para 100 a 150 a partir de 2014.

Fonte: Anpei com informações do Valor Econômico