Equipes do Desafio Unicamp aprendem a montar modelo de negócios em workshop

Texto: Adriana Arruda / Fotos: Felipe Christ

No último sábado (06) aconteceu o workshop de geração de modelo de negócios e metodologia lean startup como parte das etapas de capacitação do Desafio Unicamp de inovação tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O workshop contou com a presença de alunos da graduação e pós-graduação de diversas universidades do país e foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, das 8h30 às 15h30. A abertura do evento foi realizada pela gerente de comunicação da Inova Unicamp, Vanessa Sensato Russano, que explicou o escopo de atuação da Agência na Universidade. Segundo Vanessa, a Inova é responsável pelas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologias e empreendedorismo tecnológico na Unicamp. “No âmbito do empreendedorismo, a Inova apoia a constituição de novas empresas de base tecnológica por alunos e ex-alunos da Unicamp. A Agência gerencia a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, que atualmente está com edital aberto, e o Inovasoft, além de apoiar a oferta de disciplinas de empreendedorismo”, explica.

Em seguida, Beatriz Florence Martelli, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, falou sobre as regras gerais do Desafio Unicamp e a importância da mentoria na competição. “O Desafio tem por objetivos estimular alunos interessados em empreendedorismo, possibilitar vivência da realidade empreendedora e levar tecnologias da Unicamp ao mercado. Ao longo dos meses, cada equipe terá um mentor acadêmico e um empresarial. A mentoria é um trabalho voluntário e os mentores podem ser empreendedores, empresários, investidores, professores ou pesquisadores interessados em ajudar a disseminar o empreendedorismo compartilhando tempo, conhecimento e rede de contatos”, ressalta.

Já o presidente do grupo Unicamp Ventures, Alexandre Neves, falou sobre a importância do ecossistema empreendedor de Campinas. “Diversos atores desse ecossistema anualmente promovem cursos de empreendedorismo, workshops, cursos de gestão da propriedade intelectual, competições como o próprio Desafio e encontros. Todos esses eventos auxiliam na capacitação e na realização de networking entre os interessados”. Para Neves, grande parte dos empreendedores possuem conhecimento da tecnologia e pouca visão de negócio. “É preciso buscar mercado para sua tecnologia. O venture capital no Brasil ainda possui muita aversão a risco, por isso é essencial a realização de um plano bem estruturado”, opina.

Outro palestrante do workshop do Desafio Unicamp foi Kleber Teraoka, da Associação Campinas Startups, apoiadora da competição. “O Campinas Startups objetiva elevar o grau de maturidade das startups de forma rápida. Para isso, utilizamos a ferramenta co-work, que são reuniões semanais focadas em gestão empresarial e resultados de negócio. Através da troca de experiências, sucessos e fracassos, as empresas têm a oportunidade de evoluir cada vez mais”, explica. Teraoka também ensinou o modelo lean de criação de startups aos participantes.

Em seguida, Virgilio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp, apresentou a metodologia da competição às equipes. “Ao adquirir conhecimento sobre a tecnologia, é interessante criar o máximo possível, mas o modelo de negócios deve ser coeso. A utilização da metodologia business model canvas é essencial, pois descreve visualmente o funcionamento de um negócio”. Ao explicar sobre a estrutura de custos, Virgilio pediu atenção às equipes. “O faturamento não pode ser menor que o custo e é nesse ponto que os modelos de alta tecnologia geralmente caem”, alerta. Já Marcelo Petenate, sócio da empresa EDTI – patrocinadora do Desafio Unicamp –, falou sobre a importância do saber testar. “As metodologias ágeis para gestão de startup falam sobre a importância de testar, porém, poucas ensinam como fazê-lo”. Marcelo ensinou como elaborar bons testes, desde a coleta de dados até a elaboração de análises estatísticas.

No período vespertino, as equipes do Desafio Unicamp fizeram um exercício prático. Através de tecnologias sugeridas pela organização, as equipes tiveram que montar um esboço do modelo de negócios para as tecnologias e discutirem ideias. O evento foi finalizado com um painel entre os finalistas do Desafio 2011 e 2012. Os participantes das edições anteriores responderam dúvidas da plateia e falaram sobre as dificuldades e aprendizados que a competição ofereceu. Cada participante do workshop recebeu um kit com o Manual do Desafio Unicamp, que também está disponível no site do Desafio em https://www.inova.unicamp.br/desafio/desafio-manual. As apresentações realizadas no workshop também já estão disponíveis no site do Desafio pelo link https://www.inova.unicamp.br/desafio/apresentacoes.

Inscrições prorrogadas e eventos presenciais

As inscrições para o Desafio Unicamp 2013 foram prorrogadas. Alunos interessados em participar da competição podem inscrever suas equipes – que devem ter de 3 a 5 integrantes – pelo site do Desafio até o dia 10 de abril. Além disso, o site divulga os próximos eventos presenciais e datas de entrega. Clique aqui para conferir.

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma iniciativa da Inova Unicamp e conta com financiamento do CNPq e CAPES e apoio de diversas instituições, como as patrocinadoras Cielo, EDTI, LD Soft, Banco do Brasil, Clarke, Modet & Cº, Cristália e RedEmprendia e os apoiadores Anjos do Brasil, Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores, Fundo Pitanga, EPM Jr. Unifesp, Ciesp, Prefeitura Municipal de Campinas, Liga Empreendedora, Endeavor, Eureca, Sebrae e DikaJob.