Inova Unicamp terá estande temático no 9º Festival de Empreendedorismo

Texto: Adriana Arruda

Nos dias 25 e 26 de setembro acontece o 9º Festival de Empreendedorismo, evento realizado pelo SENAI e FIESP com o objetivo de reunir startups, empreendedores, executivos, universitários, free lancers e pesquisadores para a formação de novos líderes globais e experimentação da cultura empreendedora pensando no futuro dos negócios nos próximos anos.

A participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está sendo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão da reitoria responsável pela proteção e transferência da tecnologia gerada na Unicamp e pelos projetos de cooperação entre a Universidade e empresas. A Inova terá espaço para um estande, onde apresentará iniciativas e programas relacionados ao empreendedorismo, incubadora e inovação.

O primeiro tema a ser abordado será o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios que objetiva estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador. O Desafio acontece no primeiro semestre do ano e engloba o público interessado em empreendedorismo tecnológico de todo o Brasil. Ao longo dos meses, são realizados treinamentos, palestras e mentorias, bem como workshop gratuito de geração de modelo de negócios, etapa prática de capacitação que apresenta a metodologia business model canvas e lean start-up.

O estande da Inova também fará atendimento sobre questões relacionadas à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ambiente que estimula a criação e protege o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura e de capacitação tecnológica e gerencial para novos empreendedores. Os interessados em ter uma empresa incubada na Unicamp devem acessar o link https://www.inova.unicamp.br/incubadora/processo-seletivo e acompanhar as datas do próximo processo seletivo.

Outro assunto abordado no estande da Inova no Festemp será a Inova Ventures Participações (IVP), empresa de participações formada por ex-alunos da Unicamp com o objetivo de investir em empresas de base tecnológica e de alto potencial de crescimento. Para o assessor técnico da Incamp, Davi Sales, a participação da Inova Unicamp no evento é valiosa para mostrar a importância do empreendedorismo como opção de carreira e o papel da Universidade nesse escopo. “Os jovens hoje em dia já estão inseridos no mundo do empreendedorismo e querem montar startups. Dessa maneira, a universidade deve repensar seu atual modelo e, mais do que oferecer pesquisa e ensino de excelência, deve também formar empreendedores. É importante que o público do evento saiba sobre nossas principais iniciativas de empreendedorismo e tenham consciência de que a comunidade acadêmica da Unicamp pode responder a demandas reais de mercado e, assim, gerar inovação para o país”, afirma.

Além dos estandes, o Festemp terá arena de aceleração, hackathon, palestras, gincanas empreendedoras, mentorias, concurso de investimento anjo, networking e rodadas de negócios para os participantes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo link http://www.festemp.com.br/credenciamento.aspx.