Estão abertas as inscrições para o Desafio Unicamp 2014

Texto: Luana Ruiz

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o objetivo de estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp (patentes e programas de computador). Em 2014 serão distribuídos até 20 mil reais em prêmios.

As inscrições gratuitas vão de 20 de fevereiro a 20 de março e devem feitas pelo (site do Desafio Unicamp). Para participar é preciso montar uma equipe de três a cinco integrantes e escolher uma tecnologia. “Este ano o principal diferencial do Desafio Unicamp é que será preciso escolher a tecnologia antes de fazer a inscrição”, afirma Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp. A tecnologia pode ser uma das pré-selecionadas pela organização do Desafio ou qualquer outra tecnologia protegida da Unicamp (patente ou programa de computador), desde que não esteja licenciada.

Outro diferencial é que não alunos de qualquer parte do país também poderão participar. “O objetivo é dar a chance para qualquer pessoa de fora da Unicamp participar”, coloca dos Santos. De acordo com o coordenador, competidores de fora do Estado são bem vindos, entretanto também devem participar do Workshop Business Model Canvas, que será realizado no dia 22 de março no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. “No Worskhop apresentamos as regras e a metodologia do Desafio. Este ano temos um foco bastante prático e já vamos começar a desenhar o modelo de negócios durante o evento”, coloca dos Santos. As inscrições para o Workshop BMC são gratuitas e poderão ser feitas no mês de março.

Cronograma

O Workshop BMC é um dos eventos presenciais do escopo do Desafio. Nos dias 25 de fevereiro em Limeira e 11 de março em Campinas, acontecem as palestras de lançamento da competição. O objetivo das palestras é explicar as regras e instruções da competição, bem como a importância da mentoria, considerada um dos diferenciais do Desafio Unicamp. O cronograma completo do Desafio Unicamp pode ser acessado no site do evento.

Premiação

Neste ano, o Desafio Unicamp premiará a equipe vencedora com até R$ 15 mil – o prêmio consiste na quantia de R$ 3 mil para cada integrante da equipe vencedora. Como as equipes podem ser formadas por três, quatro ou cinco pessoas, o prêmio final pode variar entre R$ 9, 12 e 15 mil, de acordo com o tamanho da equipe vitoriosa. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também ganharão formação Green Belt pela EDTI, certificados e troféus. Cada integrante da segunda equipe colocada receberá o prêmio de R$ 1 mil.

Em 2014 o Desafio é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft e EDTI. O evento também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora e Dika Job.