Divulgadas as equipes finalistas do programa Inova Jovem

Texto: Marina Nania

Foram divulgadas, hoje, as seis equipes finalistas do Programa Inova Jovem. As equipes foram selecionadas pelo Comitê da Inova com base em seu desempenho no desenvolvimento de um plano de negócios para os produtos e processos propostos. São elas: Automação e controle de irrigaçãoiNova Geração e MECânicos, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), e Cardiotensão31 Naturo e Fura Fila, do Colégio Técnico de Limeira (Cotil).

No próximo dia 27, sábado, os participantes voltam à Unicamp para participar do Treinamento de Pitch, atividade na qual os alunos apresentam brevemente seus modelos de negócios. A apresentação dos pitches será feita durante a grande final, que ocorre dia 10 de Outubro, no auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. Nesta ocasião, ocorre também a premiação das equipes vencedoras. As duas equipes – uma do Cotil e uma do Cotuca – que ficarem em primeiro lugar receberão um prêmio de mil reais por equipe e certificados para todos os integrantes do grupo. Os segundos colocados – sendo também uma equipe do Cotil e uma do Cotuca – também ganham certificado, além de um prêmio de quinhentos reais cada. As quatro equipes vão ser premiadas também com seis meses de acesso aos cursos online de tecnologia criativa oferecidos pela Escola Mupi.

O programa busca despertar nos alunos o empreendedorismo inovador como opção de carreira, além de os capacitar na elaboração da metodologia de modelos de negócio (BMC) e na elaboração do Pitch. “O Inova Jovem entende a possibilidade de capacitação em empreendedorismo de uma maneira mais acessível e específica aos alunos de colégios médio e técnico”, afirma o Professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova.

Patrocinam o Inova Jovem o CNPq, a Baita Aceleradora, a escola Mupi, a empresa Griaule e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.