Inova realiza Workshop de Empreendedorismo para professores da Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A Agência de Inovação Inova Unicamp vai realizar, do dia 20 a 24 de julho, um Workshop de Empreendedorismo para professores desta universidade, que será ministrado pelo Professor Erick Sander, da Universidade da Flórida. O evento vai ser realizado na Casa do Professor Visitante (CPV) e possui conteúdo voltado para o ensino do empreendedorismo, de modo a possibilitar que os docentes repliquem os ensinamentos para seus alunos em sala de aula.

Durante os cinco dias de curso vão ser abordados o conceito de empreendedorismo, o desenvolvimento de modelos de negócios e a apresentação para investidores, entre outros tópicos. O objetivo principal é capacitar os participantes para criar na universidade um ambiente que estimule e apoie o empreendedorismo. O curso tem um caráter interativo e prático e incluirá apresentação de empreendedores, no qual os participantes trabalharão em grupo, tornando necessário que estejam presentes em todos os módulos. Podem participar docentes de qualquer área do conhecimento e todas as unidades da Unicamp. As inscrições estão abertas até o dia 17 de julho.

A iniciativa surgiu  em 2014 de uma reunião entre os Líderes de Inovação e o Professor  Sander. Na ocasião, ele apresentou aos docentes o programa de empreendedorismo adotado pela Universidade da Flórida.

Caso você seja professor da Unicamp e queira se inscrever ou indicar outro docente de sua unidade para participar da capacitação, encaminhe um e-mail para o endereço empreender@inova.unicamp.br

Sobre  Professor Erik Sander

Erik começou sua carreira como Gerente de Projetos e Engenheiro Sênior analisando motores avançados de aviões de caça e o motor principal do Space Shuttle para a NASA, Lockheed Martin, General Electric e Pratt & Whitney. Ele atuou também como agente de transferência de tecnologia na Lockheed Martin e no Centro Marshall Space Flight da NASA. A partir de 1995, Erik se juntou ao corpo docente da Universidade da Flórida, na Faculdade de Engenharia. Lá atuou como Diretor do Centro Universitário, Diretor Associado do Centro de Pesquisa em Engenharia e Consórcio de Sistemas de Energia da Flórida, e Diretor de Programas Industriais – todos orientados a promover a colaboração industrial, empreendedorismo e comercialização de tecnologia em uma base de pesquisa de US$ 100 milhões. Ele também administra o fundo de pesquisa Corredor UF-High Tech, fornecendo investimentos em colaborações para P&D com empresas de alta tecnologia. Erik foi diretor da Cenetec Ventures, uma incubadora privada de tecnologia e fundo early stage e, ao longo do caminho, ele atuou no crescimento de várias startups de áreas que vão desde desenvolvimento imobiliário à implementação de tecnologia. De 2005 a 2009, Erik atuou como presidente do V2R Group, uma empresa líder de comercialização de tecnologia da universidade que oferece serviços de financiamento e de nível executivo para empresas em crescimento em mercados diversos, que vão de tecnologia da informação a dispositivos médicos.

Em 2011, Erik foi nomeado diretor-fundador do Instituto de Inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade da Flórida, o qual promove uma cultura de liderança em inovação dentro do Faculdade de Engenharia da UF e além. O Instituto é o centro de programas de vanguarda em questões curriculares e experienciais, focados na criação de estudantes líderes em inovação posicionados para mudar o mundo, dirigindo programas com foco em pesquisa e inovação de ponta, conectando inovadores, empreendedores e investidores com a UF, e fazendo a transferência da pesquisa e tecnologias da faculdade de Engenharia para o setor privado.