Conheça as seis equipes finalistas do Desafio Unicamp 2015

Texto: Carolina Octaviano

Seis entre as 70 equipes participantes desta edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas na universidade, foram selecionadas para a última etapa da iniciativa, que englobará as avaliações dos trabalhos escritos e da apresentação dos Pitches na final, que vai ser realizada no dia 3 de julho, às 14:30 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp (CDC). Os modelos de negócios (Canvas) foram avaliados pelo Comitê Interno da iniciativa, que é formado por colaboradores da Agência de Inovação Inova Unicamp e por convidados com vasto conhecimento em empreendedorismo e inovação tecnológica. As equipes selecionadas são: Agora Vai, AgroTEK, Hidrotec, Max-Energy, Novigo e Pomares.

O Desafio Unicamp é uma competição aberta a alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de qualquer interessado em empreendedorismo tecnológico. Para esta última etapa, foram selecionadas equipes formadas por alunos de diversos cursos da graduação e da pós-graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino, tais como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e PUC-Campinas, dentre eles: Administração, Engenharia de Alimentos, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Agrícola, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Sobre o Desafio Unicamp

Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios.  Na final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante. Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.

Números desta edição

No total, são 70 equipes e 296 participantes no Desafio Unicamp 2015 – dos quais 142 são alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com destaque para a participação de 77 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na edição de 2014, participaram do Desafio Unicamp 28 equipes e 121 participantes. Já o Desafio Unicamp 2013 teve 46 equipes e 196 participantes, enquanto o Desafio Unicamp 2012 contou com a participação de 195 pessoas, em 50 equipes. Participaram da primeira edição do Desafio Unicamp, que aconteceu em 2011, 147 pessoas, distribuídas em 37 equipes.