Hidrotec tem modelo de negócio para tecnologia de produção de hidrogênio

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Visando resolver a problemática logística para fornecimento de hidrogênio para a indústria, a equipe Hidrotec, finalista do Desafio Unicamp 2015 – competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp -, baseou seu modelo de negócio numa tecnologia que proporciona produzir este gás a baixo custo, a partir da glicerina. “Nossa ideia é transformar um produto de baixíssimo valor de mercado em um produto de alta importância e valor na indústria”, conta Daniel Caous, aluno de Engenharia Química da Unicamp e membro da equipe.

A estimativa do grupo é que este modelo de negócios atenda o segmento de clientes das indústrias alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, entre outros. “O segmento de clientes que será atendido pela Hidrotec é o que recebe o hidrogênio através de carretas, por conta da problemática na logística deste tipo de fornecimento. A solução da Hidrotec é produzir o gás no local do consumo, pois nossa tecnologia torna isso viável. A possibilidade de produzir hidrogênio a baixo custo nos atraiu bastante”, explica Caous.

A equipe Hidrotec – que é formada também pelo aluno de Engenharia Química, Antônio Lucas Gonçalves Tomaz, pelo estudante de Engenharia Civil, Caio César Suguiuti, e pelo graduando em Engenharia da Computação, Wendrey Lustosa Cardoso – recebeu mentoria acadêmica de Aulus Binelli, doutor em Engenharia Química e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia.

Caous diz que, após o contato com o mentor acadêmico, eles montaram um modelo de negócio que julgavam mais adequado, porém, após contato com possíveis clientes, descobriram que ele não era viável. Ele comenta sobre a trajetória para validar o modelo de negócios adotado e a interação com o pesquisador: “Após uma constante busca por informações sobre o mercado e as necessidades das indústrias, reuniões com nossos mentores, clientes e fornecedores, concluímos que nossa melhor proposta seria a produção do hidrogênio no local de consumo”.

Na opinião dele, a interação com o mentor empresarial Rui Rabelo, que é vice-presidente do Ciesp e tem vasta experiência de mercado e todo o aprendizado proporcionado pela iniciativa foram determinantes para a equipe se consolidar e chegar à final da competição. “Nosso mentor empresarial foi essencial no desenvolvimento do modelo de negócios. Sua experiência e conselhos influenciaram em decisões importantes ao longo da trajetória. Além do aprendizado sobre a ferramenta BMC, o Desafio Unicamp nos tem proporcionado uma vasta experiência em termos de trabalho em equipe, tomada de decisão, habilidades com negociação, ferramentas de gestão e análise de mercado. Sabemos que, independente do resultado final, o mais importante é a trajetória e evolução da equipe e de seus membros”, lembra.

De acordo com Caous, todos os membros da Hidrotec pretendem seguir como empreendedores, após a final do Desafio Unicamp. Ele comenta que o Desafio proporcionou à equipe conhecimentos e ferramentas para colocar o empreendedorismo em prática. “Sem dúvidas, seremos todos empreendedores, seja nas grandes empresas ou nos pequenos negócios, pois entendemos que empreendedor é aquele que faz a diferença e traz resultados positivos, solucionando problemas”, conclui.

A final do Desafio Unicamp 2015, que é restrita a participantes e convidados, vai ser realizada no próximo dia 3 de julho, às 14:30, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp. Esta é a primeira vez que o CDC abrigará a final da iniciativa, que está na quinta edição. Além da Hidrotec, estão na final da competição: Agora Vai, AgroTEK, Max-Energy, Novigo e Pomares.

O Desafio Unicamp

Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.