Inova Unicamp lança plataforma para ampliar parcerias entre a universidade e empresas

Texto: Juliana Ewers

A Agência de Inovação Inova Unicamp lança a plataforma “Competências Unicamp”, um sistema de busca que facilita a prospecção de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e as linhas de pesquisa nas quais esses profissionais estão trabalhando atualmente.

O objetivo do sistema é simplificar a interação universidade-empresa, fornecendo aos departamentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das companhias informações que adiantem os processos para formalização de parcerias. Nos resultados da busca, é possível ter acesso aos contatos e as informações disponíveis no Lattes do pesquisador.

Para o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, a abertura desse banco ao público permitirá ampliar o número de parcerias que a universidade detém hoje com o setor produtivo. “Esse diferencial será capaz de acelerar o processo de interação com empresas. Essas informações nos colocam um passo à frente. Nossa expectativa é aumentar o número de convênios de P&D e contratos de licenciamento”, relata.

A plataforma “Competências Unicamp”, cujo sistema opera em fase de teste, é aberta ao público e pode ser acessada pelo link: www.inova.unicamp.br/competencia.