Ihara (2012)

NANOPARTÍCULAS DE SÍLICA MELHORAM A ATIVIDADE DE AGROQUÍMICOS

Um novo processo para a obtenção de nanoprodutos a base de sílica foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e licenciado no ano de 2012 para a empresa Ihara, do setor agroquímico. O processo consiste na síntese de nanopartículas de sílica, a partir de silicato de sódio, e tem aplicação direta no setor agrícola uma vez que, quando incorporadas a defensivos agrícolas, tais nanopartículas permitem a liberação controlada dos ativos, prolongando o seu tempo de ação e reduzindo a toxicidade. A pesquisa envolveu dois docentes do IQ – o professor Italo Odone Mazali e o professor Fernando A. Sigoli – e a aluna Tábita Cristina Beline, cuja dissertação sobre o tema foi defendida em outubro de 2012.

Case Ihara_Foto_Sigoli e Italo

Os professores Sigoli e Italo

O pedido de patente para a tecnologia e o contrato de licenciamento ocorreram com o auxílio direto da Agência de Inovação Inova Unicamp, como explica o professor Sigoli: “A Inova Unicamp nos auxiliou desde o início do processo e vem nos apoiando de forma primordial e decisiva. Todas as ações da Agência de Inovação em diferentes etapas do processo – desde a elaboração do convênio até os trâmites do licenciamento – foram fundamentais, especialmente no que diz respeito à legalidade e aos interesses de ambos os lados”.

De acordo com o professor, o convênio de pesquisa teve início quando a empresa, percebendo a potencialidade da tecnologia exposta, se interessou pelo desenvolvimento do processo e pelas possíveis aplicações industriais da tecnologia. A partir desse momento, uma nova rota sintética foi desenvolvida durante o mestrado de Tábita, visando sua adaptação à escala industrial. Nesse sentido, foram utilizadas somente matérias-primas disponíveis no setor industrial brasileiro. O processo desenvolvido possibilitou a obtenção de nanopartículas de sílica estáveis em solução aquosa sem o uso de agentes modificadores de superfície utilizando-se um processo viável industrialmente. Estas nanopartículas contendo íons cobre (II) demostraram, em testes iniciais de laboratório realizados na Unicamp, propriedades bactericidas contra alguns agentes encontrados na agricultura. Atualmente, a empresa está em fase de buscas das autorizações necessárias junto aos órgãos federais para iniciar os testes exigidos pelo setor.

 

SOBRE A IHARA

A empresa foi fundada em 1965, através da associação entre empreendedores brasileiros e japoneses, com o objetivo de oferecer técnicas de agricultura mais modernas, produtivas e rentáveis ao país. Atualmente, possui em seu portfólio mais de 60 produtos destinados para as mais diversas culturas e também para o controle de pragas domésticas. A Ihara produz fungicidas, herbicidas, inseticidas, nutrientes, produtos especiais, domissanitários e fumigantes e oferece seus serviços com o intuito de auxiliar o produtor rural a obter melhor produtividade com a maior qualidade possível de forma sustentável.