Tech Chrom (2012)

FOTÔMETRO ANALISADOR DE COMBUSTÍVEL TRAZ VANTAGENS AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E AOS CONSUMIDORES

Pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Unicamp desenvolveram um fotômetro analisador de combustível, tecnologia que realiza a determinação do teor de etanol em álcool combustível e gasolina. A pesquisa, conduzida pelo professor Jarbas Rohwedder, envolveu ainda dois outros docentes – professor Célio Pasquini e professor Ivo Milton Raimundo Junior – e o aluno Ismael Pereira Chagas. O produto final é resultado do licenciamento da tecnologia desenvolvida na Unicamp para a Tech Chrom, empresa graduada da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Case Tech Chrom_Foto_Ismael

O pesquisador Ismael Pereira Chagas

O lançamento do produto foi realizado em junho de 2012 e o fotômetro já pode ser adquirido por proprietários de postos de combustíveis. De acordo com Valter Matos, diretor da Tech Chrom, “a tecnologia trabalha na região do infravermelho próximo e foi desenvolvida para detectar a adulteração em combustíveis líquidos pela determinação do teor alcoólico do álcool etílico hidratado carburante (AEHC) e do teor de álcool etílico anidro combustível (AEAC) na gasolina”. Além de não gerar resíduo, o fotômetro apresenta resultado direto no visor do aparelho em menos de um minuto. “Com o fotômetro é possível analisar o combustível rapidamente. Dessa maneira, é possível identificar adulterações no produto a tempo de coletar uma amostra de contra prova para análise completa em laboratório”, explica o diretor.

O fotômetro traz vantagens aos proprietários de postos de combustíveis, já que oferece oportunidade de realizar análise de dois combustíveis em apenas um aparelho de forma rápida, segura e sem geração de resíduo. Através dessa análise, o revendedor se protege evitando as autuações e o consumidor os prejuízos da compra de combustível adulterado, que pode acarretar danos ao seu veículo. A tecnologia também evita a comercialização de etanol a preço de gasolina ou a adição de quantidade elevada de água no etanol. O aparelho também ajuda o consumidor, já que o teste pode ser realizado rapidamente em sua presença e o resultado apresentado é claro e direto não necessitando do uso de tabelas de conversão, as quais, em muitos casos, confunde o usuário.

Durante o período de incubação, a Tech Chrom desenvolveu instrumentação analítica específica. “A incubação na Incamp propiciou contato direto com docentes e especialistas de diversas áreas do conhecimento da Unicamp, disponibilizada através de convênio com a universidade”, afirma o diretor da Tech Chrom.

Apesar de já ter sido lançada no mercado, a tecnologia ainda possui um mercado a desbravar. O diretor também acredita que trabalho da Agência de Inovação Inova Unicamp foi essencial para a interação entre a Unicamp e a Tech Chrom. “O trabalho da Agência no processo de licenciamento e posteriormente na divulgação da tecnologia foi fundamental para o lançamento do produto no mercado”, finaliza.

 

SOBRE A TECH CHROM

Fundada em 2002, a empresa iniciou suas atividades na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Seu objetivo é desenvolver e comercializar produtos com inovação tecnológica. A Tech Chrom tem como missão pesquisar, desenvolver e comercializar produtos e soluções inovadoras, que permitam aos clientes aumentar a eficiência, produtividade e qualidade de suas atividades.