Workshop BMC reúne participantes do Desafio Unicamp e interessados em empreendedorismo

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thomaz Marostegan

Foi realizado, no último dia 16 de abril, o Workshop de Business Model Canvas (BMC) da sexta edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas na Unicamp. O evento integra o calendário de comemorações dos 50 anos da Unicamp e reuniu cerca de 300 pessoas – entre membros das 67 equipes participantes do Desafio Unicamp 2016, pesquisadores e professores da Software Experience 2016 e interessados em empreendedorismo. O palestrante internacional Marco Bravo, do IC² Institute da University of Texas, em Austin, foi o responsável por ministrar o workshop.

O Professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, realizou a abertura do evento e, na ocasião, além de agradecer ao público e aos patrocinadores e apoiadores, desejou boa sorte às equipes inscritas na sexta edição da iniciativa. “Em nome da reitoria, dou as boas-vindas a todos. Nossa história de empreendedorismo e inovação tecnológica é de longa data e remete à criação da Unicamp, a partir do pensamento visionário do Professor Zeferino Vaz”, afirma. O diretor-executivo aproveitou para revelar que, nesta edição, o mentor acadêmico e responsável pela patente escolhida pela equipe vencedora também será premiado com R$ 3 mil reais. “Só de vocês estarem participando do Desafio Unicamp vocês já podem se considerar vitoriosos”, completa Mori. Em seguida, Vanessa Sensato, gerente de Comunicação da Inova Unicamp, falou sobre as regras e o cronograma da competição.

Bravo deu início ao treinamento em BMC contando um pouco de sua carreira como empreendedor. “Na minha vida, já criei três empresas. Com a primeira delas eu tive realmente êxito e alcancei o sucesso. Digo para todos vocês que pensam em empreender que falhar é normal, pois não há empreendedor 100% bem-sucedido. Quebrar a cara pode ser doloroso, mas nos faz aprender”, comenta. O palestrante aproveitou para rever conceitos e diferenças entre as startups e as empresas. “Ao contrário do que a maioria pensa startups não são microempresas. Startups são organizações temporárias”, aponta ele.

O palestrante falou também sobre o conceito do Business Model Canvas e explicou como devem ser preenchidos cada um dos tópicos do Canvas. O BMC consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Informações sobre segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais de distribuição, proposta de valor, atividades chave, recursos chave, rede de parceiros, fluxos de receitas e estruturas de custos devem estar presentes na avaliação de quem pretende empreender.

No período da tarde, as equipes receberam mentoria de empreendedores e profissionais com ampla experiência em diferentes áreas como administração, finanças, TI, entre outras, e puderam também tirar suas dúvidas sobre as patentes com os agentes de Parcerias da Inova Unicamp. “O grande desafio para as equipes que estão aqui hoje é parar de pensar no produto e pensar mais na proposta de valor a ser oferecida ao cliente. Pensa-se muito no custo do desenvolvimento do produto e não no benefício que ele irá oferecer aos clientes. O interessante de dar mentoria para projetos em diversas áreas de atuação é que, no início, os desafios acabam sendo sempre os mesmos. Ou seja, o levantamento e preenchimento das informações no próprio Canvas”, avalia Everton Nadalin, co-fundador da DSPGeo, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), e que atuou como mentor. Também estiveram presentes monitores da Liga Empreendedora da Unicamp, que prestaram auxílio na metodologia Business Model Canvas aos participantes.

Os membros das equipes competidoras avaliaram positivamente o Workshop BMC e defendem que os ensinamentos adquiridos nesta etapa serão importantes para o desenvolvimento de um modelo de negócios robusto e consistente. “Achei bem interessante. Eu já havia trabalhado com o Canvas antes, mas não de maneira tão aprofundada”, revela Ivan Luís Nogueira, integrante da equipe DeLoren. “Achei o evento muito organizado e bem construtivo. Para gente, foi uma experiência muito importante e esclarecedora e nos deu muitos pontos para abordarmos com nossos mentores”, completa Thyago Monteiro, que faz parte da equipe 3TF.

Sobre o Desafio Unicamp 2016

O Desafio Unicamp 2016 de Inovação Tecnológica conta com o patrocínio da Griaule Biometrics, da BRF, da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), do Banco do Brasil, da Baita Aceleradora, da FM2S Consultoria, da Capes, da Embraer e da Clarke Modet & Co. Apoiam esta edição a Incamp, a empresa Kart Fly, a University of Florida, Agenda Pet, CIESP Campinas, Liga Empreendedora da Unicamp, Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, Grupo Unicamp Ventures, Anjos do Brasil e Associação Campinas Startup (ACS).

Mais informações sobre o Desafio Unicamp podem ser encontradas aqui.

Saiba tudo sobre os eventos de comemoração dos 50 anos da Unicamp, pelo site: http://www.50anos.unicamp.br