Empreendedores da Unicamp lançam plataforma para combater bullying nas escolas

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: divulgação

Com uma metodologia capaz de mitigar os casos de bullying entre jovens de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas, alunos da Unicamp desenvolveram um jogo mobile que interage com tabuleiro e cartas, gerando um debate lúdico entre alunos e também informações sobre o índice de aceitação à diversidade no ambiente educacional. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 47% dos jovens são vítimas desta prática no Brasil, informação que confirma a importância de plataformas como a Voix, que combatem este tipo de situação.

“O Jogo Voix busca gerar, com a gamification, um ambiente de discussão divertido sobre os assuntos relacionados ao bullying. A plataforma gera toda a explicação para que o professor consiga desenvolver a metodologia com os alunos durante 5 dias”, conta Renato Rodrigues, diretor de Marketing da Voix, que é também composta pelos alunos da Unicamp Marco Antonio Linhares, de Ciências da Computação, e Davi Rodrigues, da Engenharia de Controle e Automação.

VOIX 01

De acordo com Linhares, o desenvolvimento do jogo e da plataforma tem também uma motivação pessoal. “Lutamos para criar projetos que tenham impacto real na vida das pessoas”, afirma. Rodrigues destaca ainda as mudanças na legislação brasileira. “A lei número 13.185, de 6 de novembro de 2015, prevê que é dever do estabelecimento de ensino assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (ou bullying)”, revela.

O projeto foi validado em 7 escolas de Fortaleza e é um dos finalistas da HackBrazilcompetição anual que envolve brasileiros de diversos ramos em busca de soluções tecnológicas . Agora, o grupo concorre com outros 20 projetos a uma das 4 vagas para representar o país na Brazil conference e apresentar o projeto no MIT e em Harvard. “Cada equipe foi conectada com dois mentores, com experiência em diversas áreas. A maior parte dos mentores é alumni do MIT ou de Harvard, além de contarmos também com profissionais da área de tecnologia”, reforça Tadeu Rocha, mestrando (MBA) no MIT, ex-aluno da Unicamp e um dos colaboradores da iniciativa.

Igor Montenegro, dutorando no MIT e também colaborador do projeto, diz que espera que os projetos possam sair do papel e, de fato, beneficiar a sociedade; “A HackBrazil está auxiliando a tornar essas soluções realidade, e a visibilidade dada aos projetos irá fazer com que o impacto seja magnificado”, completa. Além disso, o projeto – que começou a ser idealizado em setembro de 2016, durante competição de empreendedorismo realizada no Instituto de Inovação IDIAP, em Genebra, na Suíça – foi um dos 30 selecionados, após concorrer com mais de 300 propostas submetidas, para participar de um mês de mentorias com profissionais do ramo de desenvolvimento de jogos, no Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (Universidade de São Paulo).

Para saber mais sobre a plataforma, acesse: https://www.voixthegame.com/

Mais informações estão disponíveis no vídeo de divulgação do projeto, aqui.