Marketing digital oferece ferramentas para Núcleos de Inovação Tecnológica

Texto e foto: Marina Nania

A divulgação das tecnologias desenvolvidas no meio acadêmico é uma das principais atividades de um Núcleo de Inovação Tecnológica, e a definição de estratégias para levar esse conteúdo até o público interessado ainda é um desafio para os profissionais da área. Outras atividades que são usualmente disseminadas pelos NITs incluem a organização de eventos e diversas iniciativas de fomento à inovação e ao empreendedorismo na comunidade acadêmica. A discussão sobre as demandas de comunicação dos NITs integrantes da Rede Inova São Paulo e como o marketing digital pode otimizar seus processos foi promovida nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, durante o curso “Comunicação Digital: como fazer divulgação de tecnologias no mercado”.

O evento reuniu 53 profissionais de NITs do Estado de São Paulo, e foi ministrado por Rafael Rez, diretor da consultoria de marketing Web Estratégica. Durante o curso, foi identificada a necessidade dos NITs de definir quem é o público-alvo de cada uma de suas comunicações, e Rez apresentou o conceito de personas e sua importância. “Através da definição dos diferentes tipos de público de sua instituição e do entendimento mais profundo de seus interesses e necessidades, o NIT pode oferecer conteúdo relevante para cada um deles”, explica. Por meio de discussão em grupo e de uma ferramenta de definição de personas apresentada por Rez, os participantes identificaram como personas relevantes para as atividades dos NITs os pesquisadores – que se interessam por apoio nos processos de proteção de propriedade intelectual e parcerias, os alunos – que podem ser atingidos por iniciativas de fomento à cultura da inovação e do empreendedorismo, e o mercado – que busca tecnologias acadêmicas para licenciamento ou campos de pesquisa para parcerias, entre outros.

Outro tema discutido foi a adaptação dos conteúdos produzidos pelos NITs aos meios de comunicação que ele utiliza. Para isso, Rez reforça que o uso de smartphones e o acesso à internet 3g já são tendências consolidadas, e por isso deve-se trabalhar com o websites responsivos e conteúdos robustos, que não exijam tempo demais de atenção exclusiva dos usuários. Rez apresentou, ainda, diversas ferramentas de monitoramento de presença digital para os participantes, e maneiras estratégicas de otimizar o posicionamento de seus conteúdos na busca do Google – os chamados “resultados orgânicos”, que são baseados na relevância e popularidade de um website para cada palavra-chave.

O curso “Comunicação Digital: como fazer divulgação de tecnologias no mercado” faz parte do módulo de capacitações avançadas da Rede Inova São Paulo. “Através da capacitação dos profissionais dos núcleos de inovação, nós buscamos causar impacto no ecossistema inovador do Estado de São Paulo”, explica Milton Mori, coordenador executivo da Rede Inova São Paulo.

Rede Inova São Paulo

A Rede é um grupo que reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades e institutos de pesquisa do estado de São Paulo com o intuito de apoiá-los a se estruturarem para trabalhar em parceria com empresas em projetos inovadores, através da capacitação de seus membros. Suas atividades são realizadas no âmbito do Projeto Inova Capacita, e fomentadas pelo CNPq.

Reportagem originalmente publica no site da Rede Inova SP.