Unicamp licencia série de reportagens sobre fotografia para o Canal Futura

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Antoninho Perri

A fotografia como objeto de estudo e análise é assunto de uma série de reportagens produzidas pela Rádio e Televisão Unicamp (RTV) que foram licenciadas pelo Canal Futura, emissora do grupo Globo que têm foco em produções culturais e educacionais. Intitulada “Fotografia Plural”, a produção traz um panorama de dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações de livros e pesquisas que abordam a fotografia em diferentes formas de concepção, produção e aplicação.

Interessados já podem assistir às reportagens da série, que estão em exibição no canal licenciado, sendo veiculadas às quartas-feiras, a partir das 23h10. Cada uma das reportagens tem duração de cerca de seis minutos e são divididas pelos temas “Fotofilmes”, “Fotobiografias”, “Fotógrafo-turista”, “Fotojornalismo”, “Fotógrafo V8” e “Carnaval em preto e branco”.  Vale lembrar que as reportagens estão também disponíveis online, no youtube da emissora.

“Essa série mostra trabalhos a partir de reflexões em que a fotografia pode ser vista como arte, documento, denúncia, relato, verdade, mentira, sentimento, história, memória”, conta Amarildo Carnicel, diretor-associado da RTV Unicamp, jornalista e idealizador do projeto, que enaltece ainda que o licenciamento confirma a qualidade das produções audiovisuais realizadas pela RTV.

Acácio Jacinto, responsável pelo setor de parcerias entre o Canal Futura e os canais universitários, enxerga que este licenciamento é importante por suprir a necessidade da emissora em divulgar a arte brasileira e suas características regionais. “A parceria com as TVs universitárias, a exemplo da RTV Unicamp, tem ampliado a nossa capacidade de comunicação, uma vez que, através dela, temos uma fonte permanente de pesquisa e inovação”, revela.

“Ações dessa natureza nos ajudam a contemplar uma das nossas principais missões, que é colaborar para o pluralismo cultural e para promoção educação e social do país”, completa João Alegria, gerente-geral adjunto do Canal Futura. Alegria diz que a parceria é primordial não somente pela obtenção de um material de qualidade, mas também por cumprir o papel de levar informação à população brasileira. “Nos permitem abrir novas interfaces locais e, mais uma vez, juntos, formar, ampliar e oxigenar a população brasileira, exibindo conteúdo de qualidade gerado pelas televisões universitárias brasileiras”, conclui.

Samuel Rocha de Oliveira, diretor da RTV Unicamp, comemora o início da parceria com a emissora, fala sobre a responsabilidade de gerar bons conteúdos e espera que esta experiência proporcione novos licenciamentos. “É aliar a satisfação de divulgar alguns programas de nossa produção em um canal de público fiel e seleto sem perder de vista a responsabilidade por saber do nível de qualidade que o Canal Futura espera em sua grade de programação. Espero que tenhamos mais conteúdos de qualidade para manter essa parceria bastante frutífera”, aponta.

Vale lembrar que o licenciamento do conteúdo teve o intermédio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que auxiliou na elaboração do contrato de transferência do conteúdo audiovisual. A diretora de parcerias da Agência, Iara Ferreira, comemora o primeiro licenciamento de material audiovisual efetuado pela equipe e acredita que essa experiência é importante para gerar novos licenciamentos do gênero, futuramente. “O licenciamento da produção para o Canal Futura, emissora totalmente voltada à educação, nos mostra o potencial e a qualidade do material gerado dentro da Unicamp, na área de humanas. Temos muitos trabalhos que apresentam grande contribuição intelectual e esperamos que este case impulsione este tipo de licenciamento”, conclui Iara.

Sobre a Inova Unicamp

A Agência de Inovação é a responsável por promover a cultura de inovação e empreendedorismo na Unicamp, tendo um papel primordial no ecossistema inovador local e regional. É por meio da Inova que se realizam os contratos de licenciamento e transferência de tecnologia e de know-how para empresas interessadas nas tecnologias geradas no âmbito da universidade. Além disso, é o órgão gerenciador dos pedidos de patentes, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).