Ecossistema de Inovação de Vinhedo e Valinhos reunido para falar de empreendedorismo na região

Evento inédito coloca em cena startups, empreendedores, empresários e interessados em negócios inovadores

Informação para uns, referência para outros, e inspiração para muitos. A expectativa que antecede a primeira edição do VIVA Inovação, encontro que acontece no próximo dia 2 de agosto no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus em Vinhedo, é ter um pouco destes três elementos com as contribuições  dos convidados que ocuparão o palco do teatro. Na plateia, players dos ecossistemas empreendedores de Vinhedo e Valinhos: startups, desenvolvedores, mentores, investidores, estudantes e interessados em inovação.  Em discussão, o cenário de empreendedorismo e inovação nas cidades, as conquistas, as lições já aprendidas e os próximos passos nos quais pode haver espaço para colaboração e uso do capital intelectual local.

A ação integra a agenda de 2018 das co-criadoras do evento, ACIVI, AEVAL, AEVI,Fab Lab CEPROVI, INO.VI, Prefeitura de Vinhedo, SEBRAE-SP Regional Campinas e VIVA Startups – entidades formadas por entusiastas de inovação, parceiros e instituições das cidades para fomento do empreendedorismo.

O VIVA Inovação será dividido em dois painéis. O primeiro “Como começar sua startup?” coloca em cena as experiências e lições aprendidas das startups Citz Chatbots, Ecotrace, Go Makers, Suisse Life Science e do Fab Lab CEPROVI , mediado por Maria Paula Castro – SEBRAE-SP Regional Campinas. Já o segundo painel “Inovar é preciso – Como crescer seu negócio através da inovação”  será mediado por Cyro Diehl e aborda as oportunidades que parcerias ou ações com grandes empresas aqui instaladas podem gerar, ao passo em que estimulam a inovação e a solução de desafios reais do mercado.

“Mapear este grande ecossistema e entender o seu estágio de vida é fundamental para pensarmos os próximos passos. É preciso entender que startups existem em nossas cidades, saber onde estão, onde atuam e seu estágio de vida. Queremos conhecer pessoas e promover as conexões que beneficiarão os projetos”, comenta Maria Paula Castro, do SEBRAE-SP Regional Campinas e mediadora do painel com as startups . “Com isso em mãos, é possível fazer uma agenda ideal para sustentar os projetos em curso e fomentar a criação de muitos outros, utilizando os recursos humanos e intelectuais que temos muito próximo de nós” – completa Vincenzo Lasalvia, mentor e diretor do INO.VI – Inovação Vinhedo.

Sobre o evento:

O VIVA Inovação é uma co-criação de ACIVI (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo), AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos), AEVI (Associação Empresarial de Vinhedo), CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo), INO.VI Inovação Vinhedo, Prefeitura Municipal de Vinhedo, Sebrae-SP Regional Campinas e VIVA Startups, que se uniram para ampliar as conexões para networking e troca de conhecimentos necessárias para alavancar o surgimento de startups, a descoberta de mentores e o favorecimento da economia das cidades. O evento tem o apoio da INCAMP (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNICAMP), INOVA UNICAMP (Agência de Inovação da UNICAMP), da Venture Hub, do GDG Campinas (Google Developer Group) e do Facebook Dev Circles Campinas.

Programação

18:30 – 19:00 | CREDENCIAMENTO

19:00 – 19:20 | ABERTURA OFICIAL – Oportunidades de aproximação entre startups, empresas e setor público.

Participação de Flamarion Polga – Presidente da ACIVI, Jorge Torrezin – Presidente da AEVAL, Marcelo Santucci – Presidente da AEVI, Jorge Prado – Gestor do FAB LAB CEPROVI, Vincenzo Lasalvia, Diretor do INO.VI, Fernando Augusto do ViVa Startups, Nilcio Cairbar de Souza Freitas – Gerente do SEBRAE SP – Regional Campinas, Toninho Falsarella – Secretário Municipal de Indústria e Comércio da Prefeitura de Vinhedo, Eduardo Gurgel – diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

19:20 – 20:20 |

PAINEL – Startups – Como começar?

Painelistas:

Douglas Sousa – FAB LAB CEPROVI (Vinhedo/SP)

Fernando Augusto – Citz Chatbots (Valinhos/SP),

Flavio Redi – Ecotrace (Vinhedo/SP)

Leonardo Gross – Suisse Life Science (Lugano/Suíça)

Sinésio Alves – GoMakers (Valinhos/SP)

Tony Bermudo – Like My Life (Vinhedo/SP)

Mediação: Maria Paula Castro – SEBRAE SP Regional Campinas

20:20 – 21:20 |

PAINEL – Inovar é preciso – Como crescer seu negócio através da inovação

Painelistas:

Carlos Pereira – ARaymond (Vinhedo/SP)]

Leonardo M. Barbosa – Iscar do Brasil (Vinhedo/SP)

Mauricio Motta – AGV Logística (Vinhedo/SP)

Rafael Di Falco Cossielo – Serello Ambiental (Valinhos/SP)

Rafael Ferrari – Kärcher Brasil (Vinhedo/SP)

Mediação: Cyro Diehl – INO.VI (Vinhedo/SP)

 

Serviço:

VIVA Inovação

Data: 2 de agosto de 2018
Horário: das 18h30 até 21h30
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Vinhedo

Ingresso gratuito unicamente pelo https://www.sympla.com.br/vivainovacao

Realização: ACIVI (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo), AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos), AEVI (Associação Empresarial de Vinhedo), CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo), INO.VI Inovação Vinhedo, Prefeitura Municipal de Vinhedo, Sebrae-SP Campinas e VIVA Startups