Pesquisadores já podem inscrever suas tecnologias em rodada de negócios durante o InovaCampinas

Texto: Bruna Mozer

Estão abertas as inscrições para que pesquisadores e Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de todo o país inscrevam suas tecnologias na rodada de negócios com grandes empresas que será realizada na 5ª edição do InovaCampinas, dias 24 e 25 de outubro, em Campinas-SP.

O “Speed-Dating 100 Open Techs” tem o objetivo de conectar empresas a tecnologias inovadoras desenvolvidas em universidades e instituições de pesquisa, canalizando assim essas iniciativas para a sociedade. Para participar, as tecnologias disponíveis para licenciamento e exploração de oportunidades junto ao mercado devem ser cadastradas gratuitamente na plataforma e validadas pelos NITs, preferencialmente até dia 25 de julho.

O programa conta com o apoio da Rede Inova São Paulo e a organização das reuniões é feita pela plataforma Open Techs, ligada ao Movimento 100 Open Startups. A metodologia prevê que, por meio de um matchmaking – cruzamento de dados e interesses – as tecnologias inscritas sejam conectadas às empresas que buscam soluções inovadoras. A plataforma conta com mais de 770 companhias cadastradas.

Em 2017, quando a rodada de negócios foi realizada de forma inédita no InovaCampinas, mais de 160 reuniões ocorreram durante o evento. Na etapa seguinte, no Oiweek 2018 em março, onde foram selecionadas as melhores oportunidades de negócios, outras 20 reuniões ocorreram entre pesquisadores e empresas.

Para Bruno Rondani, do Movimento 100 Open Startups, originalmente essa metodologia é aplicada na conexão entre empresas e startups e desde o ano passado passou a ser empregada aos pesquisadores. “O nosso objetivo é que, presencialmente na rodada de negócios, a empresa e o responsável pela tecnologia aprofundem suas conversas e gerem contratos. Ano passado, aplicamos essa metodologia de forma inédita entre cientistas e empresas e o resultado foi positivo”, afirmou.

Newton Frateschi, coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo e diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, afirma que esta parceria é uma oportunidade para o que é produzido no mundo acadêmico possa ser canalizado para o mercado e, consequentemente, para a sociedade. “O apoio da Rede visa fomentar e estimular parcerias que ampliem as fronteiras do conhecimento e criem oportunidades para que diversas áreas da sociedade possam ter acesso a soluções inovadoras”.

Cronograma

A segunda etapa, após as inscrições, ocorre de 25 de julho a 24 de agosto quando será realizado o matchmaking – o cruzamento de interesses das empresas com as características de cada tecnologia. Em seguida, haverá validação dos NITs e agendamento das reuniões que ocorrerão durante o InovaCampinas, em outubro.

São esperadas reuniões de negócio entre executivos e cientistas de P&D das empresas líderes de mercado com os pesquisadores e gestores de NITs das principais universidades do Brasil, com foco em gerar oportunidades para implementar soluções inovadoras em conjunto. Em 2017, foram inscritas mais de 200 tecnologias ligadas às mais variadas instituições, como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), USP (Universidade de São Paulo), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), além dos NITs da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo).

Sobre o InovaCampinas

InovaCampinas será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Expo D. Pedro, em Campinas-SP, e é considerado hoje o principal evento de empreendedorismo e inovação do interior. Sua programação conta com conferências temáticas, rodadas de negócios e ampla área de exposição. Tem como objetivo demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas. Reunirá em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.

Serviço:

Inscrições devem ser feitas até dia 25/07/2018 pelo site www.opentechs.net

Para saber mais sobre a Rodada, baixe o material completo aqui

Para saber mais sobre o InovaCampinas, acesse: inovacampinas.org.br